marketing nutricional

Você sabe o que é Marketing Nutricional?

Nunca se falou tanto em nutrição e alimentação saudável como agora. Isso é indício de uma nova era: a do marketing nutricional. Essa afirmação serve para mostrar um fenômeno que já despontava no Brasil há alguns anos, mas que ganhou força e adeptos somente a partir da última década. Isto é, a alimentação saudável e a busca por uma melhor qualidade de vida.

Os profissionais da área sabem como utilizar as tendências de nutrição em suas consultas e deixar os clientes ainda mais satisfeitos com a gama de possibilidades que têm a oferecer. Entretanto, é preciso também entender como o brasileiro se comporta para que, assim, seja possível compreender melhor as mudanças pelas quais a sociedade passa.

Antigamente, o consumidor pouco se importava com as calorias de um produto. Dificilmente queria saber se um alimento era orgânico ou não, pouco cobrando das empresas alimentícias alternativas saudáveis de alimentação.

 

 

No entanto, a busca por saúde, prevenção de doenças crônicas e até mesmo o entendimento do papel da alimentação saudável e os seus efeitos em nosso corpo fizeram com que muitas pessoas entrassem em uma espécie de luta contra os alimentos sem nenhum valor nutricional que eram ofertados diariamente como sinônimo de prazer e felicidade.

Atualmente, viver bem é sinônimo de beleza, bem-estar e alegria. E é aí que o marketing nutricional pode ser usado como uma importante questão de saúde.

O que é marketing nutricional?

O marketing nutricional nada mais é do que um conjunto de ações que tem como objetivo entregar ao consumidor as informações nutricionais de tudo o que ele consome. Tal procedimento torna a compra não apenas mais consciente, mas faz com que as pessoas participem quase que ativamente do que será utilizado em seu novo estilo de vida, assim como para entenderem melhor o que um alimento pode fazer, de benéfico ou maléfico, para a saúde. Dessa forma, o indivíduo sabe quais escolhas alimentares fazer.

Para que isso aconteça, é preciso que o marketing nutricional seja fundamentado em dois pilares: a propaganda nutricional e a relação dela com as informações nutricionais existentes nos rótulos de qualquer alimento comercializado.

Nutrição funcional: uma ação de marketing nutricional

A nutrição funcional pode ser considerada uma importante ação de marketing nutricional, já que o seu principal papel é o de mostrar ao público a importância e os benefícios de determinada alimentação para o organismo. Além disso, a nutrição funcional ajuda as pessoas a tratarem de desordens crônicas e problemas de saúde diversos.

Por que apresentar o marketing nutricional aos seus pacientes?

1. Busca consciente por uma alimentação saudável

De acordo com dados de uma pesquisa formulada pela Euromonitor International, 28% dos brasileiros escolhem os produtos alimentícios por conta do valor nutricional e mais de R$ 35 bilhões são destinados a alimentos funcionais.

Isso revela que os pacientes que buscam orientação nutricional estão cada vez mais preocupados com o que ingerem e em busca de alimentos que ajudem em seu bem-estar.

2. Reeducação alimentar

Muito já se falou sobre a reeducação alimentar e como começar essa jornada tão complexa. Contudo, o que muitos nutricionistas ainda não perceberam é que o marketing nutricional pode ser um importante aliado nessa nova forma de ‘enxergar’ os alimentos.

Ao mostrar aos pacientes a importância de ler o rótulo dos alimentos e o os pontos a serem priorizados na hora de comprar um produto, ensina-se também a respeito de como tomar consciência daquilo que o corpo ingere. É por isso que é tão importante descobrir, na leitura do rótulo, tudo o que pode ser benéfico ou maléfico para a nossa saúde.

Gostou de conhecer mais sobre o marketing nutricional? Se você tiver alguma dúvida ou quiser dar sugestões de assuntos que gostaria de ver aqui no blog, comente no nosso post. Nós faremos o possível para ajudar!

 

 

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