Tecnologia para nutrição: quais são e como auxiliam nos resultados

Os profissionais de nutrição têm se destacado cada vez mais, graças ao auxílio de mídias sociais. A internet e a tecnologia, de um modo geral, vieram para impulsionar os cuidados com alimentação e qualidade de vida. 

Por isso, você precisa conhecer os melhores aliados. Veja, a seguir, o que há de melhor na tecnologia para nutrição e veja como podem ajudar a impulsionar a sua carreira.

Redes sociais

Elas não poderiam deixar de marcar presença nesta lista. As redes sociais permitem que o nutricionista acompanhe o dia a dia da alimentação de seus pacientes, além de possibilitar o compartilhamento de dicas. As redes sociais, como o Instagram e o Facebook, estão repletas de perfis colaborativos, que melhoram a qualidade de vida de todos e permitem parcerias.

Balanças e equipamentos digitais

Talvez você não se sinta confortável utilizando ferramentas tecnológicas, mas não pode negar que elas otimizam resultados e facilitam muitas tarefas. Para calcular a gordura corporal mais rápido, saiba que é possível trocar o adipômetro por balanças que, depois de configuradas, apresentam a composição corporal do paciente.

Esse é apenas um exemplo entre tantos, mas é importante você saber que, adotando esses novos equipamentos, é possível obter melhores resultados e reduzir o tempo de consultas.

Arquivos digitais

Sabendo que pilhas de fichas e prescrições não são fáceis de serem armazenadas, é fundamental buscar a digitalização de documentos. Manter os documentos em formato digital facilita o acesso a informações, além de garantir a melhor segurança deles.

Aplicativos

Além de contar com softwares de nutrição, é possível que você fique ainda mais próximo de seus pacientes, utilizando aplicativos que permitem versatilidade e inovação nos cardápios — o que pode reduzir a incidência de desistências a tratamentos.

Hidratação

Se você cobra dos pacientes uma hidratação adequada, recomende o uso de aplicativos que lembram os momentos e porções de água a serem consumidas durante o dia. Há diversas opções e a grande maioria é gratuita.

Administração

Os softwares não só permitem a fácil atualização e envio de cardápios, mas também contribuem para a gestão de finanças e demais compromissos de seu consultório. Se você precisa de um apoio para o pagamento de contas ou anotações pertinentes à administração, busque as melhores opções.

Balanças automatizadas

Se você sempre estende o tempo de suas consultas em função da medição corporal, saiba que há balanças que otimizam o tempo, expondo dados diversos, como percentual de gordura, ósseo e de massa magra.

Atendimento diferenciado

Sabendo que o abandono do tratamento é mais comum que o esperado, é fundamental que o nutricionista invista em um atendimento diferenciado, para captar os pacientes e ganhar a sua confiança. Combine uma linguagem simples e escolha aquelas ferramentas que aproximem paciente-nutricionista.

Invista em ferramentas de tecnologia para nutrição, assim, fidelizando ainda mais pacientes e mostrando que eles podem ser capazes de manter uma rotina saudável, ficando mais próximos de seus objetivos.

Planos alimentares

Sabendo que fazer dieta não é tão simples, é interessante que você permita que o paciente faça ajustes e pequenas alterações nos cardápios. Os planos alimentares alternativos possuem maior possibilidade de agradarem aos diversos gostos, podendo ser facilmente acessados.

Planilhas

Elas podem ser utilizadas para cálculos e discriminação de informações. Use e abuse do Excel para fazer planejamentos e acessar conteúdos antigos, permitindo feedbacks sobre as mudanças e avaliações nutricionais passadas.

Site

Se comparado às redes sociais, os sites perderam o posto de endereço principal, mas vale a pena pensar em um domínio próprio para divulgação do seu trabalho.

Na sua página, você pode apresentar a metodologia usada, fazer divulgação de seus contatos e endereços virtuais, além de criar espaços para que os seus pacientes exponham depoimentos e resultados obtidos.

O seu site pode permitir que os pacientes compartilhem seus sentimentos, refeições ou até mesmo receitas saudáveis. O site pode ser um excelente portfólio.

Gráficos

Sabendo que as pessoas estão buscando cada vez mais informações amigáveis e de fácil identificação, é válido que invista em softwares que permitam a transformação de conteúdo em gráficos. Com essas ferramentas, os pacientes podem identificar sua evolução e não precisarão ler conteúdos extensos.

Comunidades

Nada mais motivador do que trocar experiências com quem está passando pelo mesmo processo, tanto positiva quanto negativamente. A tecnologia para nutrição está aí para permitir que você agrupe seus pacientes por objetivos, facilitando o envio de mensagens pertinentes ao objetivo em comum. Isso otimizará o seu tempo.

Dieta e treino

Os treinos garantem o gasto calórico — por isso, nada mais justo que o nutricionista possa conhecer a rotina de exercícios de seus pacientes. Sabendo que o acompanhamento é função de um educador físico, o uso de tecnologia para nutrição também pode se destacar ao permitir que o nutricionista saiba o que seu paciente está praticando.

O tratamento pode ter mais chances de sucesso se houver comparações reais entre os valores de consumo e gasto calórico diário.

Alimentos

Muitos pacientes têm dúvidas sobre o perfil nutricional de inúmeros alimentos. É interessante que você escolha as ferramentas tecnológicas que permitam que eles façam buscas rápidas e obtenham resultados objetivos e esclarecedores.

Consultório portátil

Escolhendo o melhor software de tecnologia para nutrição, você não só estará se aproximando de seus pacientes como também terá a possibilidade de realizar consultas fora de seu consultório.

O acesso remoto permite que você realize consultas em qualquer lugar, o que pode ser conveniente para consultorias externas, captando não só novos pacientes em local fixo, como em convenções, encontros e, até mesmo, em palestras.

Mais conhecimento

Se você está sempre se especializando em algum assunto, a escolha do aplicativo certo poderá facilitar o compartilhamento dos novos conhecimentos com seus pacientes, colocando-os em prática nos tratamentos já iniciados.

Saúde e beleza

É importante que a tecnologia seja utilizada não só para o armazenamento de dietas e comparativos de tratamento. Com isso em mente, invista em uma plataforma que permita a inserção de dados referentes a exames médicos.

Cadastrando os resultados dos exames e condições fisiológicas, você poderá garantir que as dietas se adequem à sua rotina e necessidades físicas, sempre preservando o bem-estar.

Aliado seguro

De acordo com as informações acima, podemos notar que, ao investir em um software de nutrição, é possível obter diversos benefícios. Como profissional, vale visar sempre uma melhor qualidade de serviços e confiabilidade na relação entre nutricionista e paciente. Por isso, avalie as opções de planos e softwares, e impulsione a sua carreira e os resultados.

Para receber notícias e dicas sobre tecnologia para nutrição, assine nossa newsletter e faça seu consultório se destacar no mercado!

Você também vai gostar

Comentários