Nutricionistas em formação: confira 8 dicas para apresentar TCC

Sabemos que o curso de nutrição é bastante complexo, e envolve um ensino bem diverso sobre as mais variadas ciências relacionadas ao corpo humano e a sua relação com os alimentos. Mas é inegável que um dos maiores desafios de nutricionistas em formação é exatamente o de apresentar TCC.

Afinal, esse é um momento que mistura nervosismo e felicidade por concluir uma etapa tão importante na vida. E não é fácil ter a tranquilidade necessária para exibir os resultados da sua pesquisa para a banca de professores.

Então, para te ajudar com isso, preparamos este post com algumas dicas e sugestões para a sua hora de apresentar o TCC. Continue lendo e confira!

1. Estude minuciosamente o assunto

Por mais óbvia que essa dica possa parecer, o primeiro passo para apresentar TCC com maestria é ter o total domínio da matéria e dos itens de que você falará na sua apresentação.

E não é à toa: com tantos detalhes envolvidos nesse projeto, os estudantes podem até deixar um pouco de lado o mais importante, que é o conhecimento do trabalho.

Assim, ainda que você não precise decorar, propriamente, todos os detalhes, você deve ser capaz de dissertar e argumentar sobre os temas relacionados com o seu trabalho de conclusão de curso. Então, leia, releia e certifique-se de que você sabe sobre o que escreveu mais do que qualquer outra pessoa.

2. Elabore um roteiro de apresentação

Um roteiro de apresentação é sempre muito bem-vindo para quem está elaborando o seu TCC, pois ajuda a passar por cada etapa com mais precisão e evita eventuais esquecimentos.

Sendo assim, uma boa ideia é, depois de ler e reler o seu trabalho, começar a anotar os pontos principais do conteúdo em forma de tópicos. Crie uma espécie de script, claro e eficiente, para a sua dissertação, estruturado com uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

Defina estrategicamente o que será necessário destacar durante o tempo da sua fala, e lembre-se de que ele será limitado a alguns minutos. Isso também pode, aliás, servir como base para a elaboração dos seus slides.

3. Ensaie diante de outras pessoas

Mesmo que você seja comunicativo e pouco tímido, não vá contando que será fácil chegar diante da banca, falar e correr para pegar o seu diploma. Na hora, o desafio pode ser maior do que você pensava!

É importante ter em mente que o seu trabalho precisa ser compreendido e avaliado pela banca e pelos expectadores. Por isso, ensaiar diante do espelho e, posteriormente, diante de outras pessoas pode ser uma atitude inteligente para quem vai apresentar TCC.

Pratique duas, três, várias vezes. E, além do seu roteiro de fala, aproveite o ensejo para se preparar também para os comentários e questionamentos dos mestres e professores.

4. Invista no material da apresentação

Embora a estrela da noite seja a qualidade do conteúdo que você está apresentando, o material de apresentação também é um coadjuvante muito importante para quem vai apresentar o TCC. Basicamente, você precisará de um bom computador e um projetor — além dos slides que você montará.

Quanto a isso, procure não exagerar na quantidade de informações, pois a poluição visual pode distrair muito a atenção.

Lembre-se de que esse material existe apenas para te dar um suporte ao administrar e ilustrar sua apresentação. Portanto, as fontes e os recursos gráficos devem estar padronizados, e o texto deve ser o menor possível em cada slide.

5. Assista a outras apresentações

Essa é uma dica muito valiosa, mas que poucos estudantes seguem para apresentar TCC. Quando você separa um tempinho para assistir a outras apresentações, consegue enxergar melhor os desafios e compreende com mais precisão como funciona esse momento na maioria das instituições de ensino.

Então, aproveite o ensejo para ver como se comportam os alunos, o público em geral e os examinadores. E atente-se, sobretudo, ao processo da defesa, incluindo as perguntas que a banca faz aos examinados. Isso contribui para reduzir o medo natural da ocasião e acaba com o mistério que a envolve.

6. Mantenha uma boa postura

É importante ter uma boa postura na hora de se postar diante do público, não é mesmo? Quanto a isso, a melhor dica é tentar se adequar aos procedimentos e ao ritual que a ocasião demanda dos nutricionistas em formação.

Comece se vestindo de forma adequada e discreta: afinal, lembre-se de que a estrela da noite é o conteúdo do seu TCC. Nesse sentido, uma boa dica é dar preferência às cores neutras, como o preto, o cinza e o branco.

Também é fundamental prestar atenção à forma como você se move, evitando gestos muito abruptos e andar demais pela sala, pois isso pode acabar desviando a atenção dos professores e demais presentes da sua fala.

7. Faça exercícios vocais e corporais

Fazer exercícios vocais e corporais também é importante, para garantir que, além de todo o conhecimento teórico, você terá excelentes condições físicas para fazer uma apresentação incrível do seu TCC.

Um corpo saudável sustenta melhor a mente, e você deve apostar nesse quesito. Então, não exagere nas atividades ou na alimentação nos dias que antecederem a sua explanação.

Além disso, boas dicas são apostar nas sessões de alongamento, ioga, caminhadas, e no que mais te ajudar a relaxar nesse momento de tensão. E, nos dias anteriores à apresentação, beba bastante água e tenha um bom descanso.

8. Tente relaxar antes

Enfim, quando chegar o dia de apresentar TCC, você já não terá muito o que fazer. O ideal, portanto, é dar uma repassada tranquila no texto, observar os pontos mais importantes e, acima de tudo, relaxar.

Invista nas atividades descontraídas, que joguem o seu nervosismo para bem longe. Ouça suas bandas favoritas, saia para um passeio leve, veja um filme interessante, bata um bom papo com amigos ou parentes. E faça exercícios de respiração e alongamento.

Se você tiver seguido todos esses passos, e preparado tudo com antecedência, não há o que se preocupar: a sua apresentação será um sucesso!

E aí, gostou dessas nossas dicas para apresentar TCC? Então, que tal agora compartilhá-las com seus amigos nas redes sociais?

Você também vai gostar

Comentários