Reeducação alimentar – Saiba como começar!
Nós sabemos que não é fácil dar o primeiro passo e decidir mudar os hábitos alimentares, ainda mais porque temos a ideia de que “fazer dieta” significa ficar sem comer, tornando o processo mais difícil do que parece ser.
É importante saber que “dieta” traz o indesejável efeito sanfona, onde há uma perda muito rápida de peso e depois de um tempo acaba ganhando até o dobro do que foi perdido. E esse não é o objetivo, certo? A reeducação alimentar vai ensiná-lo(a) a se alimentar nos horários corretos, trazendo resultados duradouros.
- As refeições devem ser realizadas a cada três horas, para que o corpo não estoque energia em forma de gordura, assim, mantém o metabolismo sempre ativo.
- Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
- Nos intervalos entre as principais refeições, dê preferência por alimentos fonte de cálcio, como iogurte e queijos, e frutas de sua preferência.
- Aumente o consumo de fibras, que ajudam na saciedade e mantém um bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre.
- As refeições devem ser realizadas em ambientes tranquilos, sem TV, celulares e sem períodos de jejum prolongado.
Sugestão de cardápio
Café da Manhã
Pão de forma integral + queijo branco + suco natural de laranja ( * sem açúcar)
OU
1/2 Mamão papaia + 1 col.sopa de chia + cereal matinal + iogurte desnatado
Lanche da manhã
Mix de castanhas
Almoço
Salada de folhas verdes ( alface, rúcula, agrião) + Tomate + Arroz integral + Feijão + Filé de frango grelhado + 1 rodela de abacaxi
Lanche da tarde
Iogurte desnatado + Granola + Banana
Jantar
Salada de folhas verdes (alface, agrião, rúcula) + cenoura ralada crua + Abobrinha recheada com ricota + Atum + suco de uva integral
Ceia
Chá de gengibre ou Camomila