Software de nutrição: como eles podem ajudar os nutricionistas?

Empreender requer sempre muita cautela para que abrir um negócio não se torne um pesadelo. Mas contar com a tecnologia tem sido significativo, principalmente na área de gestão. Um software de nutrição é um exemplo claro disso, facilitando a rotina dos nutricionistas.

A praticidade oferecida é uma vantagem tanto para o profissional como para seus clientes, já que atualmente a maioria das pessoas tem acesso constante aos dispositivos eletrônicos com internet.

Para conhecer mais suas funcionalidades e como um software como esse pode te ajudar, não deixe de conferir o post que preparamos! Continue a leitura e saiba mais!

 

Auxiliando na hora da consulta

O dia a dia em um consultório pode ser bastante corrido. São diversos pacientes diferentes marcando consultas, fazendo retornos ou reformulando suas dietas. Por isso, investir em ferramentas que garantam maior eficiência é fundamental.

Fica mais fácil cumprir toda a agenda quando o tempo da consulta é otimizado. De forma rápida e prática é possível criar um perfil nutricional para cada paciente, sem ter que gastar muito tempo fazendo várias anotações.

Então, a análise de dados e o cruzamento automático de informações permite reduzir a necessidade de cálculos e outras questões que diminuem a eficácia na tomada de decisão.

Criando um histórico para cada paciente

Um nutricionista atende pessoas diferentes com propósitos distintos — nem todo mundo está ali para emagrecer. Portanto, é extremamente importante ter um histórico de cada um, com todas as suas informações pessoais, dietas anteriores, evolução no processo, datas relevantes, etc.

E com a criação de um banco de dados virtual, até mesmo o paciente consegue acompanhar melhor o seu tratamento. Forma-se uma espécie de grande livro eletrônico, com o acesso muito mais fácil do que folhear páginas e mais páginas diariamente.

E o melhor é que tudo pode ser armazenado de maneira segura e com disponibilidade permanente. Para acessar, basta entrar na plataforma por um computador, tablet ou mesmo do próprio smartphone.

Economizando tempo e materiais

Não só pelas razões de sustentabilidade ou de economia financeira, mas reduzir o uso de papéis é interessante por evitar confusões e perdas. Além disso, a medida que o número de pacientes vai aumentando é necessário um local para armazenar todas essas informações. Espaço físico, armários, prateleiras, pastas — tudo isso pode ser retido em um único software.

Por exemplo, o paciente que perder o seu plano alimentar não precisa retornar ao consultório. Basta alguns segundos para acessá-lo novamente no aplicativo, em qualquer lugar que esteja com acesso à internet. Ou mesmo se o nutricionista for questionado sobre algum detalhe, não precisa estar no seu local de trabalho para encontrar o perfil da pessoa e esclarecer a sua dúvida.

Até o trabalho de uma secretária pode ser aliviado e, quem sabe, eliminado. Com a gestão do atendimento facilitada, muitos profissionais optam por reduzir seus custos com ajudantes.

Permitindo acompanhar o paciente em todas as etapas

Outra vantagem de um software de nutrição é que o paciente pode baixar o aplicativo para seguir cada fase da dieta, enquanto o nutricionista o acompanha pelo mesmo sistema. O software e o aplicativo são sincronizados a fim de facilitar essa interação.

Inclusive, a disponibilidade de um chat online viabiliza ainda mais a comunicação entre o profissional e o seu cliente fora do consultório. Assim, as redes sociais e os números de telefone pessoais podem continuar preservados.

Dúvidas recorrentes como a possibilidade de substituições do cardápio ou indicações de compras de produtos, podem ser resolvidas de maneira mais prática e organizada.

Cooperando para aumentar a fidelização

Atualmente, é mais comum que as pessoas procurem variar seus médicos, dentistas, ou até mesmo cabeleireiros. A maior oferta de bons profissionais no mercado reduziu aquela tradição de seguir a vida toda com os mesmos.

Ainda mais quando se fala de dieta, o paciente pode criar suas razões como: não se adaptar bem ao cardápio, não notar resultados no tempo esperado, achar que o nutricionista não dá a atenção desejada ou é muito restritivo, etc.

Portanto, é recomendável que o profissional da nutrição conte com estratégias que ajudem a fidelizar os seus pacientes. Além da sua capacitação e formação acadêmica, o acompanhamento mais próximo com o aplicativo se torna um recurso de atração.

Sendo um diferencial para a conquista de novos clientes

Muitas pessoas, sobretudo aquelas que estão insatisfeitas com o peso e querem emagrecer, buscam recursos tecnológicos para ajudar nessa tarefa. E os aplicativos têm se mostrado bons aliados nesse momento, como um fator diferencial e de inovação oferecido.

Por isso, quando ela já está acostumada a lidar com essas ferramentas, pode dar preferência aos profissionais que também trabalhem com elas para cumprir o propósito. E não dá para negar que, pacientes satisfeitos são uma ótima forma de propaganda e de retenção de novos clientes, não é mesmo?

Possibilitando maior empenho e motivação

Normalmente, procurar um nutricionista envolve uma série de cuidados e novos hábitos alimentares que deverão ser seguidos. Isso quer dizer que será preciso empenho para atingir seu objetivo — independentemente do que for, como reduzir o percentual de gordura, hipertrofia, perder ou ganhar peso.

Para isso, a motivação do paciente deve estar em alta para que ele não perca o foco. E com o aplicativo, o profissional pode incentivá-lo constantemente com a possibilidade de mandar dicas diárias para uma alimentação mais saudável, sobre atividades físicas ou novas receitas.

Um sistema de alarmes também permite que os horários sejam cumpridos de maneira correta, principalmente quanto às refeições estabelecidas na dieta. E ainda, é possível programar lembretes para tomar a quantidade de água recomendada durante todo o dia, por exemplo.

Esse pode ser um dos benefícios mais relevantes para muitas pessoas, sobretudo para aquelas que têm dificuldade de seguir com a dieta ou ficam desestimuladas com a falta de contato com o profissional.

E aí, esclareceu as suas dúvidas? Gostou de conhecer melhor algumas das vantagens de se investir em um Software de Nutrição? Se ainda restou alguma dúvida sobre o assunto, ou você queira compartilhar sua experiência, não deixe de comentar e participar do debate!

Você também vai gostar

Comentários