![](https://nutrisoft.com.br/wp-content/uploads/2015/07/aplicativos-medicos-whitebook-1014x487.jpg)
Impressos no Atendimento Nutricional em Consultório
Saiba como deve ser o uso do receituário e outros materiais que devem ser entregues ao paciente no final de cada atendimento nutricional em consultório.
Como já vimos no outro post sobre Como montar um consultório de nutrição, o nutricionista precisa de alguns equipamentos para realizar o atendimento, mas será que para por aí?
Quando resolvemos atender pacientes surgem várias dúvidas:
O que eu posso entregar pra o meu paciente?
Como faço um receituário?
Preciso criar uma marca para o meu consultório?
Existem algumas orientações para os impressos no atendimento nutricional em consultório, por exemplo: De acordo com o CRN3, após as orientações verbais existe uma 2º etapa, que é a orientação por escrito daquilo que foi orientado e combinado durante a consulta. Esse material impresso é muito importante para reforçar pontos críticos e também dar sugestões e adaptações aos aspectos subjetivos que influenciam o hábito alimentar, garantindo melhor adesão à terapêutica.
Como deve ser o material impresso?
-
- As informações nos impressos devem ser atualizadas, claras, sem erros, rasuras ou manchas;
-
- Prefira os termos “Orientações nutricionais para…” ou “Plano alimentar para…”;
-
- Se você tem restrição no tempo de consulta e necessita de orientações padronizadas, sempre individualize, escrevendo à mão condutas que você ache pertinente ao paciente.
-
- Não entregue somente a orientação no final da consulta, explique as informações contidas no impresso, verificando compreensão e esclarecendo possíveis dúvidas do cliente.
- Use papel timbrado. É importante criar uma marca para você, sempre utilize o mesmo logotipo em todos os seus materiais impressos (cartões, receituários, orientações), assim você fideliza melhor seus clientes
Mas e o receituário? Quais informações eu tenho que entregar?
- Ele pode ser preenchido à mão ou em computador;
- Deve ser legível, sem rasuras, sem erros de português;
- Deve ser personalizado, de acordo com os dados levantados;
- Inclua sua logomarca, nome, CRN e informações para contato;
- Sempre coloque o nome do cliente no cabeçalho seguido pelas orientações;
- Para orientações simples, só descrever abaixo do nome;
- Para prescrições de suplementos coloque nome, quantidade, diluição (se necessário) e horários;
- Para prescrição fitoterápica, de nutracêuticos ou outras situações, consulte regulamentação específica;
- Enfatizar que a orientação tem caráter individual e intransferível.
Todos os impressos, orientações e receituários devem estar assinados, datados e carimbados com indicação do número do respectivo Regional, seguido do número de inscrição.
Fonte: CRN 3