Gestão de tempo: 6 dicas para melhorar sua saúde e produtividade

Os grandes centros urbanos e o estilo de vida contemporâneo imprimem uma demanda muito grande nos horários de boa parte das pessoas. Por isso mesmo, fazer uma boa gestão de tempo é essencial para quem deseja manter a saúde em dia e não quer perder em produtividade.

O fato é que nem sempre fazemos as melhores escolhas e isso acaba por piorar ainda mais essa situação. No entanto, com algumas atitudes simples, é possível retomar o controle e melhorar substancialmente o nosso desempenho nas mais diversas áreas de atuação.

Quer descobrir como fazer isso? Então confira atentamente o conteúdo a seguir e conheça as dicas que preparamos para você:

1. Invista em organização

O primeiro passo para conquistar uma boa gestão de tempo é investir na organização. Afinal, tanto em sua casa quanto no local de trabalho, um ambiente arrumado é fundamental para facilitar a visualização e o cumprimento das suas tarefas. Saber rapidamente onde está um arquivo ou documento, por exemplo, é essencial para um desempenho melhor.

Uma boa ideia pode ser comprar novos móveis ou acessórios que contribuam para isso. Gaveteiros, estantes, pastas ou organizadores, por exemplo, podem ser importantes para que tudo fique no lugar. Colocar etiquetas na face exterior também ajuda bastante na identificação dos seus itens.

Outra atitude indispensável é colocar tudo o que você utiliza com mais frequência em locais que estejam sempre ao alcance das suas mãos. Livros que você consulta mais podem ser colocados em prateleiras logo acima do seu computador, junto aos artigos mais úteis, como grampeadores, clips e canetas.

2. Aposte na tecnologia

A tecnologia já faz parte das nossas vidas e também pode ser de grande valia para uma boa gestão de tempo. Nos dias de hoje, praticamente ninguém sobrevive sem um computador, independentemente da sua área de atuação. Diante disso, organizar os seus arquivos e programas, deletando o que não for mais necessário, também é importante.

Se você for mais moderno e colocar a sua vida profissional e pessoal no seu smartphone ou tablet, investir em bons aplicativos organizadores de tarefas pode ser uma excelente ideia. Esses softwares são extremamente práticos e ordenam os seus afazeres, lembrando de horários e compromissos em tempo real.

Existem diversos apps com esse propósito e você deve escolher no máximo um ou dois que possam agilizar o seu dia a dia, para que eles não ocupem muito espaço ou acabem confundindo mais do que ajudando. Os recursos e funcionalidades são praticamente infinitos e os resultados são incríveis.

3. Defina as suas prioridades

Definir prioridades é uma dica muito comum de profissionais de sucesso. Quem não traça metas e estipula objetivos acaba perdendo tempo com tarefas menos importantes e corre o risco de não cumprir com os itens mais essenciais da sua agenda. Por isso, diariamente, liste suas obrigações e programe o que for primordial primeiro.

Coloque sempre o que tem mais urgência ou exige mais atenção antes dos afazeres mais corriqueiros, que podem esperar. Outra atitude inteligente é listar tudo o que você necessita para cumprir cada item: solicitar um relatório, pedir um orçamento, fazer um contato telefônico, comprar material, consertar uma planilha, entre outros.

4. Não faça nada pela metade

Não adianta tentar dar um jeitinho ou cumprir suas tarefas pelo caminho mais fácil. Usar esse tipo de atalho pode minar a sua gestão de tempo e destruir a sua produtividade. Se você deseja um excelente desempenho, tenha em mente que você deve terminar todas as suas tarefas e não deixar nada pela metade ou mal feito.

Vivemos tempos onde as distrações são constantes e perder o foco não é nada difícil. Geralmente estamos nos equilibrando entre a vida pessoal e profissional, checando e-mails, empreendendo, atendendo clientes, conversando com a família ou olhando nossas redes sociais, tudo na mesma hora e em diferentes mídias.

Para não perder energia, termine tudo o que começar. Se você começou a escrever um relatório, coloque o celular no mudo e nada de olhar o seu Facebook ou Instagram. Dessa forma, você evita o desperdício de energia, não cai na armadilha do retrabalho e ganha pontos preciosos no seu desempenho.

5. Descanso também faz parte

Lembrar que você também merece um tempo de descanso faz parte de uma boa gestão de tempo, afinal, ninguém consegue ter um excelente nível de produtividade se não descansar e recuperar as energias para o dia seguinte. Estender demais o seu horário de trabalho, por exemplo, só vai deixá-lo estafado e menos eficiente.

Ainda que você seja esforçado e se sinta cheio de gás, é primordial respeitar os intervalos para se tranquilizar, fazer alongamentos e até se alimentar. Lembre-se que o nosso cansaço não é apenas físico, mas também psicológico. Como consequência de um excesso, você pode se distrair e cometer erros que não aconteceriam se estivesse mais atento.

Não se esqueça também das suas tão esperadas férias. Programar algumas semanas em um lugar bacana que você deseja conhecer, longe do estresse e da correria da cidade grande pode ser muito positivo para sua vida profissional. Desligue-se completamente, esqueça a sua caixa de e-mails e aproveite para deixar seu telefone sem bateria.

6. Reavalie os seus resultados

Por fim, a última dica para uma boa gestão de tempo é reavaliar os seus resultados. Se mesmo seguindo todas essas dicas você não estiver tendo ganhos excelentes em desempenho e produtividade, é hora de ser mais honesto e autocrítico consigo mesmo e checar onde você pode estar errando.

Muitas vezes, você pode estar em uma posição errada na empresa ou minando a sua saúde com o sedentarismo, o estresse ou uma dieta alimentar pouco adequada. Pare de ir ao sabor da corrente e imprima as mudanças que você precisa para produzir o seu melhor. O seu rumo depende, mais do que nada, das suas próprias decisões!

Essas são algumas dicas fundamentais para que você consiga fazer uma gestão de tempo mais eficiente e melhore a sua saúde e sua produtividade. Gostou desse conteúdo? Ainda ficou com alguma dúvida? Conte para nós nos comentários!

Você também vai gostar

Comentários