Consultório de nutrição: como fidelizar clientes

Um dos grandes desafios ao abrir um empreendimento é atrair clientes para conseguir alcançar maior sucesso, certo? Mas, além disso, é preciso fidelizá-los para sustentar o negócio. E com um consultório de nutrição a situação não é diferente.

O mercado está cada vez mais competitivo em todas as áreas, que estão cheias de profissionais qualificados para exercer suas funções. Então, é fundamental que o profissional saiba agregar fatores diferenciais para lidar com a concorrência.

Para entender melhor o tema, vamos lhe dar algumas dicas sobre como fazer isso no ramo da nutrição! Acompanhe neste post!

Priorizando o bom atendimento

Esse é um fator primordial para quem trabalha diretamente com seus clientes no dia a dia. Você pode até ser um nutricionista bem conceituado, cheio de diplomas e anos de experiência, mas, se não prezar por manter um bom atendimento, é capaz de se tornar um fracasso.

As pessoas querem se sentir bem recebidas — e isso começa desde o momento em que elas entram em que elas entram em contato para agendar uma consulta, quando estão na sala de espera e, claro, durante a consulta. Ou seja, tudo deve ser pensado de forma a agradar e acolher bem o seu paciente.

Durante a consulta, o profissional deve estar 100% disponível e demonstrar atenção com as necessidades de cada um que está ali procurando pelos seus serviços e, na maioria das vezes, pagando por isso.

São pequenas situações que podem ser evitadas. Entre as reclamações mais frequentes, por exemplo, estão as de profissionais que mal olham na cara de seus pacientes ou ficam o tempo todo respondendo mensagens pelo computador ou celular.

Outra dica relevante é ter cuidado para que um fator externo não “sabote” todo o seu empenho em atender bem. Você já reparou como a sua secretária trata seus clientes? Este também pode ser considerado como um ponto desagradável do atendimento.

Investindo em um ambiente agradável

É claro que a competência do profissional é um fator determinante para o seu sucesso. Contudo, é importante que o seu consultório consiga refletir sua personalidade e a imagem que deseja passar para o seu público.

Não que seja preciso criar um ambiente cinematográfico, cheio de objetos de arte e de decoração caríssimos. Sobretudo no início da carreira, sabemos que os investimentos devem ser bem calculados e não há necessidade de exageros.

Mas detalhes como organização, limpeza, conforto e iluminação fazem a diferença. Se possível, alguns agrados também costumam contar pontos a favor, como disponibilizar uma água fresca, um café ou até mesmo o Wi-Fi enquanto os pacientes esperam.

Não se esquecendo do pós-atendimento

Esquecer-se do pós-atendimento é um erro cometido por muitos profissionais e empresas dos mais variados tipos. Também chamado de pós-venda, o momento depois da consulta não deve ser deixado de lado.

O jogo não está ganho simplesmente quando você atrai um novo cliente, é preciso mantê-lo. Logo, criar um bom relacionamento é essencial para a sua fidelização e para que ele se sinta confortável e disposto a continuar o tratamento.

Para isso, é importante ser atencioso, demonstrar interesse no seu progresso, cobrar um pouco de dedicação, fornecer dicas etc.

Estimulando sempre o paciente

Mudar hábitos nem sempre é uma tarefa simples, não é mesmo? E a maioria das pessoas busca o acompanhamento de um nutricionista para isso — seja para fazer melhores escolhas alimentares, comer mais ou passar a comer menos em definitivo!

De qualquer maneira, é um processo que necessita de estímulos constantes até que a reeducação alimentar seja estabelecida. Então, você pode utilizar estratégias como mandar dicas diárias ou semanais, receitas saudáveis, comemorar cada conquista etc.

Nesses momentos, a tecnologia pode ser uma boa aliada para facilitar essa aproximação e o contato frequente com os pacientes. Inclusive, muitos profissionais fazem bom uso de redes sociais, como o Facebook e o Instagram, e assim acabam atraindo diversos clientes.

Sendo compreensivo

O que faz um bom profissional da nutrição? Além de todas as outras características importantes, a compreensão é uma das que mais contribuem para fidelizar clientes. Afinal de contas, o paciente vai ao consultório buscar ajuda para atingir seus objetivos.

E, como sabemos, esse caminho pode não ser tão fácil. Logo, ser compreensivo é uma qualidade especial para não desestimular ou afastar as pessoas. Alguns nutricionistas acreditam que devem ser super-rigorosos e exigentes para que seus pacientes sigam a dieta.

De fato, a cobrança faz parte do tratamento, mas também é preciso saber entender algumas falhas. Principalmente para quem está tentando emagrecer, a situação normalmente está muito envolvida com as emoções da pessoa e requer cuidado.

Buscando conhecimento

Um profissional parado no tempo não desenvolve seu pensamento crítico, não conhece novas oportunidades e começa a ficar desatualizado. Mesmo que o conhecimento adquirido na faculdade seja de extrema importância, ele não será o suficiente para o resto da vida.

Por isso, é essencial investir em cursos, palestras, workshops, congressos, entre outras estratégias que ajudem a atualizar o seu conteúdo. A área da nutrição conta com diversas oportunidades e eventos para renovar o conhecimento.

E, certamente, essa atitude acaba servindo de exemplo e estímulo para os pacientes. É interessante que eles percebam como o seu nutricionista está buscando atualizações e novas referências, criando um vínculo de maior confiança com o seu trabalho.

Utilizando a tecnologia a seu favor

Realmente, pode se tornar bastante trabalhoso lidar com tudo isso. Além de toda a agenda a cumprir e planos alimentares para fazer, ainda existem os compromissos pessoais do dia a dia, que deixam a rotina mais corrida.

Portanto, nada melhor do que aproveitar os benefícios das ferramentas disponíveis na área de nutrição para facilitar a gestão do seu negócio. Há diversos softwares que apresentam soluções como organizar o atendimento e até mesmo interagir com o paciente — apenas tenha alguns cuidados na hora de escolher um!

E então, conseguiu perceber a importância dessas dicas para fidelizar clientes em um consultório de nutrição? Se você tem interesse pelo assunto, não deixe de ler ainda sobre 4 maneiras de aumentar a produtividade do seu negócio!

 

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