4 maneiras de aumentar a produtividade de sua clínica de nutrição

Empreender exige cuidados sobre gestão desde o início do processo de abrir uma clínica. Quando se trata de um consultório de nutrição é preciso estar atento em como aumentar a produtividade sem perda de qualidade. Afinal, os pacientes esperam agilidade aliada ao conforto quando iniciam um tratamento.

Para empreender mudanças é bom que um plano de ação prévio seja criado, visando atender às demandas que venham provocando atrasos e problemas de outros tipos na rotina de trabalho. Entre esses gargalos, alguns se mostram mais comuns e passíveis de serem resolvidos com planejamento.

No post de hoje, trouxemos 4 maneiras para você aumentar a produtividade em sua clínica de nutrição. Acompanhe!

 

 

1. Melhorar a comunicação com colaboradores

Para agilizar o atendimento ao paciente é essencial que a comunicação entre nutricionista e demais colaboradores seja feita de forma rápida e eficiente. Ocupar a linha telefônica a todo momento para tomar decisões administrativas ou passar recados é bastante ultrapassado.

Aplicativos e outros recursos eletrônicos para plataformas digitais são úteis e gratuitos na maior parte das vezes, o que garante inclusive o início de uma imersão no meio digital que trará outros benefícios para a clínica de forma imediata.

2. Investir em softwares de gestão

Automatizar os processos será útil do início ao fim do atendimento. Os softwares específicos para acompanhamento da gestão de um consultório de nutrição asseguram que todas as etapas do processo estarão catalogadas e menos propensas ao erro humano.

Entre os benefícios é possível citar os prontuários digitais, que não ocupam espaço e são acessíveis apenas para pessoas autorizadas. Outro ponto positivo é o fato de se utilizar uma agenda eletrônica que estabeleça horários definidos de forma inteligente, com intervalos para o caso de imprevistos.

3. Organizar o ambiente físico

Manter o ambiente físico do consultório sempre organizado não apenas passa uma boa imagem da clínica, mas também contribui para uma maior produtividade nas atividades rotineiras. Isso porque a demora em encontrar materiais — ou mesmo decidir onde realizar determinada tarefa — deixará de existir se tudo estiver em ordem e com lugares previamente definidos.

Na mesa de atendimento, por exemplo, tanto da secretaria quanto do consultório, devem estar apenas os itens necessários para atendimento, ficando o resto guardado longe dos olhos do paciente. Assim, ganha-se em arejamento e disciplina no ambiente de trabalho.

4. Evitar as distrações

Também muito importante na hora de aumentar a produtividade é não se deixar perder nas atividades paralelas que nada têm a ver com a clínica. Muitas são as opções de distração em tempos digitais. Por isso, vale a pena desconectar os serviços eletrônicos de ordem pessoal durante as consultas para que os compromissos diários sejam cumpridos.

Um tempo de descanso entre as atividades também é importante para render mais na rotina produtiva e manter um nível alto de atenção aos pacientes nos momentos necessários. Mesmo que sejam poucos minutos, a hora do intervalo deve ser aproveitada para se alimentar ou mesmo checar mensagens e e-mails pessoais que estejam aguardando uma resposta.

Você tem ideia do que precisa fazer para abrir uma clínica de nutrição com toda a segurança? Tem alguma dúvida ou sugestão para aumentar a produtividade em seu dia a dia? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

 

Acesso exclusivo para nutricionistas

Melhore os resultados dos seus pacientes!

Quero Testar

 

Você também vai gostar

Comentários