Saiba como criar um canal no YouTube para divulgar a sua clínica
O YouTube é uma plataforma que oferece grande potencial de atração de clientes para um negócio, principalmente para setores envolvidos diretamente no dia a dia das pessoas, como a área da saúde.
Investir no YouTube, mais do que nunca, tornou-se algo vantajoso. As pessoas estão gradativamente substituindo a televisão por plataformas que permitem uma experiência mais personalizada.
Ou seja, o comportamento do público está mudando. E é possível aproveitar essa tendência para ampliar a divulgação da sua clínica e fidelizar pessoas.
No post de hoje, vamos mostrar como criar um canal no YouTube, uma ótima opção para atrair pacientes e ter o seu trabalho conhecido. Acompanhe a leitura!
Criando um canal no YouTube
O primeiro passo é criar uma conta do Google. Depois, acesse o YouTube estando conectado à sua conta, clique no círculo localizado no canto superior direito da tela e, em seguida, na engrenagem que aparece mais ou menos ao lado do seu nome, chamada de “configurações da conta”.
Você será direcionado para uma página com algumas opções. Clique em “criar um novo canal”. Caso você já tenha um, a opção será apresentada como “ver todos os meus canais”.
Quem nunca criou um canal, verá opções um pouco diferentes das exibidas para quem já possui um, mas os passos são praticamente os mesmos.
Ao clicar em “criar um novo canal”, você terá que escolher um nome e, em seguida, poderá começar a configurar algumas opções.
Configurando um canal no YouTube
Imagens
Comece pelas opções mais simples, as imagens. Adicione um avatar e uma foto de capa.
O avatar funciona como a sua imagem de perfil, ou seja, é como o seu canal será visto pelos seguidores e também aparecerá dentro da seção de comentários. Para modificá-lo, basta clicar no lápis que aparece ao posicionar o mouse em cima do avatar em branco, no canto esquerdo da tela.
A imagem de capa funciona como um outdoor do canal. Por isso, é interessante que ela apresente um breve resumo da programação, como os dias da semana em que os vídeos serão publicados, ou, simplesmente, o tema do canal. Muitos empreendedores profissionais do YouTube seguem essas orientações.
As dimensões dessa imagem precisam ser de no mínimo 2560 x 1440 pixels, e o arquivo deve ter no máximo 4 megabytes. Basta clicar em um botão azul em cima da capa em branco para adicioná-la.
Há a opção de visualizar a sua capa em diferentes tipos de tela para saber como ela será exibida para cada usuário. Faça isso para ter certeza de que a imagem escolhida não fique cortada em alguns dispositivos.
Descrição do canal
Na página inicial de configuração, logo abaixo do nome do canal, há um botão chamado “descrição do canal”. Clique nele para adicionar um pequeno resumo falando sobre o assunto que será abordado e, claro, de sua competência para apresentar o assunto.
Nesse texto, é bem importante usar palavras-chave, ou seja, termos que identifiquem os seus vídeos, já que isso pode ajudar o canal a aparecer com mais facilidade e frequência nos sistemas de buscas.
Dicas gerais de configuração do canal
Para habilitar muitas opções, como o envio de vídeos com duração superior a 15 minutos e a personalização de thumbnails (as miniaturas que servem de “capas” para cada um dos vídeos), será preciso validar a sua conta.
Clique no círculo com o seu avatar, no canto superior direito da tela, e escolha a opção “estúdio de criação” para atualizar as configurações. Você encontrará uma coluna do lado esquerdo da tela com várias opções.
Enquanto nenhum vídeo for publicado, o estúdio de criação exibirá a opção “enviar um vídeo” antes de permitir que você veja o canal por completo. Depois que o primeiro vídeo for carregado, sempre aparecerá a opção “enviar”, ao lado do avatar, para que você carregue as suas novas produções.
Hoje, mostramos os passos iniciais sobre como criar um canal no YouTube, uma ferramenta excelente para divulgar a sua clínica.
Se esse conteúdo foi útil para o seu trabalho, aproveite para nos seguir no Facebook e no Instagram e acompanhe todas as nossas atualizações!