3 dicas para otimizar o tempo de consultas
Otimizar o tempo das consultas, ultimamente, se tornou um item essencial para aumentar a satisfação dos pacientes. Há um bom tempo, criou-se o péssimo hábito nos consultórios de marcar mais consultas em determinado horário do que é humanamente possível atender. Com isso, os atrasos se acumulavam e o tempo de espera poderia superar uma hora.
Hoje em dia, os pacientes consideram essa prática uma falta de respeito e pesquisam avaliações na web para evitar, ao máximo, profissionais que se atrasam. Além disso, a falta de planejamento gera consultas relativamente mais curtas e, então, os pacientes não se sentem completamente acolhidos.
Portanto, para não perder pacientes, será essencial otimizar o tempo das consultas. Confira as nossas dicas sobre o assunto:
1. Digitalize todo o arquivo do consultório para ter acesso mais rápido
A digitalização poderá economizar um bom tempo em diversos momentos. Com um sistema de agendamentos eletrônicos, sua secretária poderá ligar para os pacientes previamente para confirmar as consultas, além de serem enviados SMSs e e-mails automáticos para evitar faltas.
Além disso, com um prontuário eletrônico, você poderá acessar prontamente as informações mais importantes a respeito do paciente, como os remédios que ele está tomando, histórico de alergias e cirurgias, anamnese especial etc.
Com isso, você poderá direcionar a consulta de forma mais objetiva, sem precisar ficar relembrando assuntos que já foram abordados previamente.
2. Saiba o que perguntar ao paciente
O segredo da excelência de um profissional da saúde é a condução de uma boa entrevista para o paciente. Nela, é possível obter os dados clínicos mais relevantes. Para obter as melhores informações, faça perguntas abertas, que permitem que o paciente fale detalhadamente a respeito de sua condição.
No momento inicial, pergunte para o paciente como ele se sente em vez de direcionar suas perguntas para os problemas que o afetam. Pode parecer que a consulta vai demorar mais, mas, quando você dá espaço para ele, ele vai se investigar e falar a respeito da própria condição da forma mais completa. Afinal, o nutricionista deverá ter uma visão holística do paciente.
Com isso, você gastará menos tempo tendo de fazer várias perguntas para aprofundar seu conhecimento sobre o paciente. Não se esqueça que ele é sua principal fonte de informações.
3. Não se atrase ao otimizar o tempo das consultas
O atraso, além de estressar o paciente, atrapalha o planejamento do seu dia. Quando você atrasa com uma pessoa, você já vai estar tenso na próxima consulta, tentando compensar o tempo perdido. Isso levará a uma maior frequência de equívocos, que acabam gerando uma consulta mais longa e pouco efetiva.
Para evitar atrasos, estime, com sinceridade, o tempo que você gasta com cada atendimento e, então, deixe um espaço de folga. Priorize as pessoas que você atende em vez do dinheiro!
Hoje em dia, os pacientes estão muito exigentes quanto a seus profissionais e não aceitarão consultas rápidas, corridas e atrasadas! Eles querem um atendimento humanizado e, para tal, é essencial otimizar o tempo de consultas para poder conversar mais com o paciente e não deixá-lo estressado com uma longa espera. Para se sentirem satisfeitos, eles precisam sentir seu interesse — o que é impossível se você estiver sempre com pressa para terminar a consulta.
E aí? Você tem alguma experiência positiva ou negativa em relação ao tempo das suas consultas? Compartilhe-a aqui no nosso post.