Quais equipamentos preciso ter no consultório de nutrição?
Administrar o próprio consultório de nutrição é o sonho de muitos profissionais, e as razões são plenamente compreensíveis: liberdade para definir seus horários de trabalho, ganhos mais expressivos, além da possibilidade de implementar sua própria visão profissional ao atendimento dos pacientes.
Mas iniciar esse negócio requer algum preparo, pesquisa e aquisição de equipamentos que possibilitam o trabalho.
E é justamente para ajudá-lo a dar esse passo com segurança que preparamos esse post. Por isso, se você quer saber do que precisa para abrir seu consultório, acompanhe o post e prepare-se para começar com sucesso!
Clínica de nutrição: conheça este modelo!
No ramo da nutrição e saúde existem diversas opções de negócio. A Clínica de Nutrição é um modelo em que o profissional presta serviços diretamente ao consumidor final.
Normalmente, os objetivos dos clientes são:
- Conseguir apoio para realizar dietas, geralmente de emagrecimento;
- Obter informações para solucionar problemas de saúde;
- Elaborar programas nutricionais para atletas ou praticantes de esportes.
Equipamentos para o consultório de nutrição
Para que as expectativas e necessidades desses pacientes sejam atendidas, o nutricionista precisará de alguns equipamentos.
De acordo com o atendimento a ser realizado, a clientela e a estrutura do local, é preciso ter uma quantidade maior ou menor de equipamentos. No entanto, alguns deles são essenciais e não podem faltar. São eles:
- Balança;
- Estadiômetro;
- Adipômetro;
- Fita métrica.
Se, de acordo com a sua especialidade, você for atender bebês e crianças, também é necessário adquirir uma balança pediátrica e um infantômetro.
Porém, além desses equipamentos, algumas outras ferramentas podem ser muito úteis para o nutricionista. Portanto, à medida que forem necessários, faça planos para agregar ao seu espaço também:
- Antropômetro;
- Aparelho de bioimpedância;
- Dinamômetro;
- Flexímetro;
- Goniômetro;
- Monitor de Frequência Cardíaca;
- Orquidômetro;
- Pedômetro;
- Sensor de Atividade com Pedômetro;
- Simetrógrafo;
- Trena Antropométrica.
Não se esqueça de que, mesmo que você esteja iniciando, é fundamental que esses equipamentos sejam de extrema qualidade, afinal, a precisão deles interfere diretamente na qualidade das avaliações que você realizará.
Além disso, quem está começando precisa de um planejamento financeiro que promova a expansão do negócio, e esse objetivo pode ser comprometido caso parte do faturamento tenha que ser gasto na reposição frequente de materiais.
A importância do software de nutrição
Outra ferramenta, um pouco mais nova, mas que é fundamental para a gestão do negócio e que facilita o atendimento aos pacientes é um bom software de nutrição. Através dele, é possível solucionar questões práticas relacionadas ao consultório, poupando o tempo que você gastaria com atividades relacionadas à gestão.
Dessa forma, a maior parte de seu tempo poderá ser utilizada realmente no atendimento aos pacientes, realização de pesquisas e elaboração dos planos alimentares.
O nível de interação promovido por alguns desses softwares permitem que o público se sinta realmente mais próximo do profissional e garante opções que favorecem a adesão ao tratamento, a obtenção de melhores resultados e a fidelização dos pacientes.
Preparado para colocar seus planos em prática? Agora que você já sabe quais são os equipamentos necessários para montar seu consultório de nutrição, você já pode começar a se preparar para dar esse grande passo!
Gostou do nosso post? Ainda tem dúvidas? Já passou por esse processo e quer compartilhar sua experiência conosco? Então deixe sua opinião nos comentários!