Nutrição Estética

No mundo de hoje a população está preocupada com o peso, boa forma, o envelhecimento e aparência, a nutrição estética ganha destaque cresce a cada dia.

 

O que é Nutrição Estética?

 

A Nutrição Estética é uma área relativamente nova no mercado e que cresce rapidamente, por isso existem diversos cursos de especialização voltados à essa área.

 

Onde posso atuar?

Você pode atuar em consultório particular, clínicas de estética, academias, clínicas de cirurgia plástica, clínicas dermatológicas e etc.

 

Qual o diferencial da Nutrição Estética?

Na nutrição estética o profissional nutricionista visa a dietoterapia na adequação do peso e nos diversos agravos estéticos, como acne, celulite, envelhecimento, flacidez entre outros.

Utiliza a nutrição em conjunto com a ação dos cosméticos, ajudando a obter o melhor resultado com o uso desses produtos.

Você pode atuar ainda em conjunto com os diversos tratamentos estéticos disponíveis no mercado e também na cirurgia plástica.

 

nutricao estética

 

Principais informações nutricionais no tratamento estético:

  • Avaliar ingestão de micronutrientes através de exames laboratoriais, vários agravos estéticos estão relacionados a deficiências de nutrientes específicos que resultam em desequilíbrio metabólico e diversas desordem estéticas como problemas nas unhas, cabelos, pele (acne, manchas, celulite, flacidez, envelhecimento precoce).
  • A anamnese deve ser bem detalhada abordando diversas questões sobre hábitos alimentares, bem como quais são as queixas do paciente.
  • A avaliação antropométrica deve ser bem feita, verificando todos os parâmetros para classificação de percentual de gordura e estado nutricional.
  • Avaliar sinais clínicos e manter um histórico de evolução do tratamento estético juntamente com o plano alimentar proposto.
  • Garantir ingestão adequada dos nutrientes, verificar o bom funcionamento do intestino.
  • Elaborar plano alimentar retirando alimentos pró-inflamatórios, pois a inflamação crônica pode causar alterações celulares e danificar o tecido, essa conduta é utilizada principalmente para celulite e acne.
  • Utilizar alimentos antioxidantes que agem contra os radicais livres sendo um tratamento preventivo de envelhecimento precoce;
  • Estimular a prática de atividade física e hábitos saudáveis

 

No tratamento cirúrgico (cirurgias plásticas)

  • Atenção ao estado nutricional no pré-operatório, verificar ingestão de macronutrientes para identificar possível desnutrição energético-proteica.
  • Se necessário a perda de peso antes da cirurgia para redução de gordura corporal, esta deve ser de forma gradual e bem monitorada, para resultados satisfatórios no pós operatório.
  • No pós-operatório atentar-se as alterações como processo inflamatório intenso, edema, aumento dos níveis séricos de glicose, proteólise e elevação da taxa metabólica basal, sendo necessário acompanhamento e plano alimentar específico.

 

 

Para mais informações sobre a área de Nutrição Estética acesse o site da Sociedade Brasileira de Nutrição em Estética, lá você encontra resumos sobres os tratamentos estéticos, orientações para o tratamento em cirurgias, indicação de suplementos e cosméticos utilizados nessa área.

 

NutriSoft Brazil a tecnologia na palma da sua mão

 

 

Acesso exclusivo para nutricionistas

Melhore os resultados dos seus pacientes!

Quero Testar

 

Você também vai gostar

4 comentários

  • Suelma Castro da Silva fevereiro 21, 2017   Responder →

    A esteticista pode atuar sozinha.
    Sem o acompanhamento de um profissional citados.

    • Gustavo Silva abril 30, 2017   Responder →

      Boa tarde Suelma, tudo bom?

      Sim, uma esteticista pode atuar sozinha dentro dos limites e campo de estudo de sua formação.

      Para entrar no espaço referente a alimentação é necessário que ela esteja apoiada de um profissional especializado nessa prática como um nutrólogo ou nutricionista.

      Um abraço!

  • Klleo fevereiro 23, 2017   Responder →

    Bom dia! Gostaria de saber aonde posso fazer o curso de nutrição estetica pois é uma área que quero agregar na minha função de esteticista .

    • Gustavo Silva abril 30, 2017   Responder →

      Boa tarde Klleo, tudo bom?

      É uma excelente área, parabéns pela escolha!

      Procure alguns cursos e materiais na internet mesmo, dessa forma você pode começar a estudar sobre o assunto antes de fazer um investimento um pouco maior.
      Dessa forma você já aprende diversos conceitos e conhece outras pessoas que estão na mesma área.

      Assim, você vai acabar descobrindo os cursos mais relevantes de acordo com aquilo que você procura!

      Um abraço

Comentários