Ovo faz mal à saúde? Descubra!

Sempre ouvimos dizer que o ovo faz mal à saúde. Depois de um tempo ouvimos na mídia que ele faz bem, aí novamente vem outra notícia que em excesso faz mal. Qual a verdade?

 

O ovo faz mal à saúde?

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O ovo É UM ALIMENTO RICO EM PROTEÍNA, DE BAIXO CUSTO E MUITO SABOROSO!

 

Além de ser rico em proteína (6g por unidade) é riquíssimo também em vitaminas, minerais, ácido fólico, ferro, zinco e fósforo. É um alimento de fácil preparo, pode ser usado em diferentes receitas (salgadas e doces) além de ser consumido sozinho.

Ainda com dúvida se o ovo faz mal à saúde? Leia um pouco mais =)

 

Mas posso utilizar ovo na dieta?

O ovo é muito indicado para perda de peso desde que o seu consumo seja aliado a uma alimentação saudável. O ovo ajuda a trazer saciedade por ser rico em proteína e pode prevenir a perda de massa magra (massa muscular) comum em dietas para emagrecimento.

 

Qualquer pessoa de qualquer idade pode consumir ovo?

Para bebês de 6 meses a 1 ano é seguro ofertar somente a gema, pois a clara possui albumina, nutriente que pode desencadear alergias. Insira o ovo inteiro a partir de 1 ano e observe as reações da criança, vale ressaltar que algumas vacinas são fabricadas com ovo em sua composição, por isso se seu filho apresentou alergia a alguma vacina fique atento!

 

Em mulheres grávidas contribui com nutrientes essenciais para essa fase, como a colina que é uma substância que participa na formação e desenvolvimento do cérebro do bebê. O ovo fornece 50% das necessidades do dia de colina.

 

Nos idosos o ovo traz diversos benefícios, possui dois tipos de carotenoides, substâncias que ajudam a prevenir a degeneração macular, principal causa de cegueira em idosos. A colina presente atua no cérebro nos processos da memória e aprendizagem. O consumo do ovo ajuda na manutenção da massa muscular, na prevenção de doenças ósseas, manutenção da imunidade e na desaceleração do envelhecimento.

 

Para atletas o ovo ajuda na formação de massa e força muscular, possui um equilíbrio de no teor de aminoácidos fornecendo uma proteína de ÓTIMA qualidade, além de possuir ácidos graxos mono e poli-insaturados (GORDURAS DO BEM), vitaminas e minerais. Após o exercício, o consumo de proteína com carboidrato (pães, massas, arroz, etc) é fundamental para o músculo crescer e prevenir lesões.

 

Tenho colesterol alto, posso consumir ovo?

Existem gorduras diferentes no nosso corpo, colesterol, LDL (ruim), HDL (bom), VLDL.

É importante saber que todas são necessárias para várias funções do corpo, como produção de hormônios, vitamina D e fazer parte das células.

Apenas 30% do colesterol do sangue vem da dieta, o restante o nosso próprio fígado que produz.

Alguns estudos mostram que o consumo de ovo não aumenta o LDL, e alguns outros estudos observaram que ajuda a aumentar o HDL.

Portanto dentro de uma alimentação saudável e equilibrada o ovo pode ser utilizado com moderação e preparações com pouco óleo.

 

Ovo e Coração

Em adultos saudáveis o consumo diário de ovo não aumenta o risco para doenças do coração.

 

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E então o ovo faz mal à saúde? Agora que você sabe que esse alimento só traz benefícios que tal fazer algumas receitas bem saborosas e saudável?

 

Clique aqui e veja algumas receitas saudáveis com ovos!

 

Fonte: Instituto Ovos Brasil

 

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