Aprenda a montar uma lancheira saudável para o seu filho

Uma boa alimentação se inicia na infância, fase crucial para o conhecimento de novos sabores, cores e texturas essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança.

A hora do lanche é o momento mais esperado pelos pequenos, por isso, proporcione à eles uma alimentação mais saudável e prazerosa.

 

Veja algumas dicas de como preparar um lancheira saudável:

 

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MONTANDO UM LANCHE BALANCEADO:

É importante que o lanche ofereça todos os nutrientes que a criança precisa para ter energia e disposição, por isso sempre combine uma porção de proteína + porção de carboidrato + uma fruta ou suco.

 

Evite ao máximo os alimentos industrializados, principalmente os que contém altas quantidades de sódio, açúcar e gordura.

 

Seguindo esse pensamento, diversifique os alimentos, dê oportunidade a eles de conhecerem e experimentarem novos sabores.

Substitua o carboidrato refinado (pão branco, bolacha recheada, bolinhos recheados) por cereais integrais como pão integral, cookies de aveia e cacau, bolo integral, assim haverá uma oferta maior de fibras.

Patês caseiros, sem maionese, queijo branco e geleias de fruta sem açúcar são opções mais saudáveis para rechear os pãezinhos.

Prefira as frutas da época, pois além de serem mais coloridas, o sabor é mais adocicado, o que acaba agradando ainda mais o paladar das crianças.

Se não conseguir mandar suco natural ou de polpa, mande um chá caseiro, sem cafeína e sem açúcar, ou água, que é a melhor forma de mantê-los hidratados.

 

TORNANDO A COMIDA DIVERTIDA!

Chame a atenção das crianças, usando cortadores, forminhas, palitinhos… tudo isso vai faze-los se interessar por aquilo que está vendo.

 

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