Dobras Cutâneas – Como medir?

Como medir as dobras cutâneas para avaliação antropométrica? Aprenda aqui com como realizar essas medidas com explicação simples e imagens de cada dobra.

 

Dobras Cutâneas

 

As dobras cutâneas são medidas para avaliação da gordura corporal, seus resultados são aplicativos em diversas fórmulas e protocolos para definição do percentual de gordura. Esse método de avaliação é conhecido como indireto.

Alguns cuidados devem ser feitos na hora de medias as dobras cutâneas, tenha em mãos o adipômetro, caneta dermográfica, papel e caneta. O ideal é realizar 3 vezes cada dobra e obter a média.

 

  • Dobra Cutânea Tricipital: É medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano.

 

Dobras cutâneas triceps

 

  • Dobra Cutânea Bicipital: É medida no sentido do eixo longitudinal do braço, na sua face anterior, no ponto de maior circunferência aparente do ventre muscular do bíceps.

 

dobras cutâneas bícepes2

 

  • Dobra Cutânea Subescapular: A medida é executada obliquamente em relação ao eixo longitudinal, seguindo a orientação dos arcos costais, sendo localizada a dois centímetros abaixo do ângulo inferior da escápula.

 

dobras cutâneas subescapular

 

  • Dobra Cutânea Torácica: É uma medida oblíqua em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre a linha axilar anterior e o mamilo, para homens, e a um terço da linha axilar anterior, para mulheres.

 

dobras cutâneas toracica

 

  • Dobra Cutânea Axilar Média: É localizada no ponto de intersecção entre a linha axilar média e uma linha imaginária transversal na altura do apêndice xifóide do esterno. A medida é realizada obliquamente ao eixo longitudinal, com o braço do avaliado deslocado para trás, a fim de facilitar a obtenção da medida.

 

dobras cutâneas axilar média

 

  • Dobra Cutânea Supra-Ilíaca: É obtida obliquamente em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre o último arco costal e a crista ilíaca, sobre a linha axilar medial. É necessário que o avaliado afaste o braço para trás para permitir a execução da medida.

 

dobras cutâneas suprailiaca

 

  • Dobra Cutânea Abdominal: É media aproximadamente a dois centímetros à direita da cicatriz umbilical, paralelamente ao eixo longitudinal.

 

dobras cutâneas abdominal

 

  • Dobra Cutânea da Coxa: É medida paralelamente ao eixo longitudinal, sobre o músculo reto femural a um terço da distância do ligamento inguinal e a borda superior da patela, segundo proposta por Guedes (1985) e na metade desta distância segundo Pollock & Wilmore (1993). Para facilitar o pinçamento desta dobra o avaliado deverá deslocar o membro inferior direito à frente, com uma semi-flexão do joelho, e manter o peso do corpo no membro inferior esquerdo.

 

dobras cutâneas coxa

 

 

Fonte de referência: Terra Azul

 

Acesso exclusivo para nutricionistas

Melhore os resultados dos seus pacientes!

Quero Testar

 

 

Você também vai gostar

Comentários