Conselho Federal de Nutricionistas e Regionais – CFN/CRN

Quais são as obrigações e responsabilidades do conselho federal de nutricionistas e as regionais? E como eles podem ajudar na sua carreira de nutricionista? Toda informação sobre os órgãos que fiscalizam sua profissão.

Tanto o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) quanto o CRN (Conselhos Regionais de Nutricionistas) tem como finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em todo o território brasileiro em defesa da sociedade.

Os CRN (Conselhos Regionais de Nutricionistas) devem cumprir e fazer cumprir as disposições da lei, do regulamento, do regimento, das resoluções e das demais normas, baixadas pelo CFN (Conselho Federal de Nutricionistas), que regem a profissão, bem como realizar atividades de fiscalização e orientação ético-profissional. Os CRN (Conselhos Regionais de Nutricionistas) devem servir como primeiro contato para denúncias e esclarecimentos relacionados ao exercício da profissão ao registro e à anuidade dos inscritos.

 

Como o sistema CFN/CRN se mantém?

O Sistema se mantém com a arrecadação proveniente de anuidades, taxas, multas e emolumentos (taxa cobrada pela expedição de um documento), recolhidos por pessoas físicas (nutricionistas e técnicos) e jurídicas (empresas e instituições). Do montante de recursos arrecadados em todos os dez Regionais, 20% são destinados ao CFN.

 

Como está dividido o sistema?

O CFN é o órgão central e é integrado por dez Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN) que representam os diversos estados brasileiros.

 

Regiões

Estados

Sedes

CFN

Jurisdição em todo país

Distrito Federal

CRN-1

DF, GO, MT, TO

Brasília-DF

CRN-2

RS

Porto Alegre-RS

CRN-3

MS, SP

São Paulo-SP

CRN-4

ES, RJ

Rio de Janeiro-RJ

CRN-5

BA, SE

Salvador-BA

CRN-6

AL, CE, MA, PB, PE, PI, RN

Recife-PE

CRN-7

AC, AM, AP, PA, RO, RR

Belém-PA

CRN-8

PR

Curitiba-PR

CRN-9

MG

Belo Horizonte-MG

CRN-10

SC

Florianópolis-SC

 

Quais são as obrigações do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas)?

Ao CFN compete a criação de resoluções e outros atos que disciplinem a atuação dos CRN, dos profissionais inscritos e das pessoas jurídicas registradas e cadastradas. A missão do CFN é contribuir para a saúde da população, assegurando assistência nutricional e alimentar como direitos sociais fundamentais de todos os cidadãos por meio de exercício ético, por profissionais habilitados e capacitados.

 

Quais as obrigações dos CRN (Conselhos Regionais de Nutricionistas)?

Cabe aos CRN cumprir e fazer cumprir as normas que regem a profissão e realizar as atividades de fiscalização e orientação ético-profissional em suas respectivas jurisdição.

 

Porque devo me inscrever no conselho?

Para exercício da profissão o nutricionista deve estar inscrito no CRN de sua jurisdição (região que pretende trabalhar), caso o profissional exerça a profissão sem estar regulamentado responderá sob pena de sansões da lei.

 

Quando estiver exercendo a profissão o nutricionista deve portar o cartão de identificação, e ao assinar trabalhos deve ser mencionado o título nutricionista, seguido da sigla do CRN da região que estiver inscrito e do número da inscrição. Exemplo: Maria da Silva – Nutricionista – CRN1-987.

 

Lembre-se, o profissional nutricionista deve estar em conformidade com seus órgãos de classe, fique sempre atento às informações passadas pelos conselhos, a melhor forma de estar atualizado é acompanhar as publicações nos sites dos conselhos, federal e regional.

conselho federal de nutricionistas dúvidas

 

Fonte: http://www.cfn.org.br/eficiente/repositorio/Cartilhas/60.pdf

 

Acesso exclusivo para nutricionistas

Melhore os resultados dos seus pacientes!

Quero Testar

 

Você também vai gostar

4 comentários

  • Jéssica setembro 11, 2015   Responder →

    Estou realizando o meu trabalho de seminário deste ano sobre a profissão de nutricionista, gostaria de saber porque a maioria das pessoas procura um nutricionista e quais as maiores barreiras que um nutricionista tem no dia a dia. Obrigada.

    • Gustavo Silva setembro 13, 2015   Responder →

      Olá Jéssica, tudo bom?

      As pessoas procuram o serviço de atendimento nutricional por diversos motivos, por exemplo: estéticos, doenças crônicas, doenças virais, emagrecimento, qualidade de vida, profilaxia, etc.

      Dessa forma o profissional nutricionista deverá estar apto a trabalhar com esse paciente de forma a fazer um diagnóstico eficiente e apresentar um tratamento eficaz, tendo como principal problema a adesão do paciente ao tratamento.

      Para solucionar essa barreira desenvolvemos um Software de Nutrição para nutricionistas organizarem seus documentos de uma forma simples, online e aumentar a adesão dos pacientes ao tratamento utilizando aplicativos inteligentes e divertidos nos seus celulares 🙂

      Esperamos ter te ajudado!

      Até mais!

      • Jéssica setembro 15, 2015   Responder →

        ooi, você consseguiria me passa um calculo fácil para a minha apresentação de trabalho, como por exemplo um calculo para saber se esta acima do peso ou no peso ideal?

        • biancasouza setembro 15, 2015   Responder →

          Olá Jéssica,
          Você pode utilizar o cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea), é um dos parâmetros mais utilizados para classificação de peso.
          Utilize a tabela de classificação da OMS (Organização Mundial da Saúde).
          Espero ter ajudado.
          Até mais

Comentários