Confira 8 dicas para divulgar o consultório de nutrição

Não há como negar que a internet tem sido a rede mais importante de divulgação nos últimos tempos. Por isso, vale a pena considerar as redes sociais para divulgar diversos tipos de serviço, até mesmo um consultório de nutrição.

O marketing digital ajuda tanto na conquista quanto na fidelização dos clientes, pois permite manter um relacionamento mais próximo com eles. Mas, para obter sucesso nessa tarefa, é preciso entender um pouco mais sobre o assunto para não perder tempo e dinheiro.

Então, confira no post a seguir 8 dicas para divulgar o consultório de nutrição!

1. Busque entender o seu público

O primeiro e principal passo é parar para refletir e entender qual e como é o seu público-alvo, aquele que deve ser atingido com as postagens. Isso inclui os pacientes que você já tem e também aqueles que deseja conquistar.

É importante procurar saber suas preferências, seus interesses, as redes sociais mais utilizadas, entre outros aspectos que ajudem você a produzir um conteúdo que seja realmente relevante para eles.

Uma boa fonte de pesquisa é estudar como os seus concorrentes lidam com esse público. No caso da nutrição, você pode buscar referências em profissionais com grande presença digital, mas que nem sejam seus concorrentes diretos por serem de outra região, por exemplo.

Assim, você conseguirá direcionar melhor o seu conteúdo, fazendo com que ele possa chegar aos seus potenciais clientes. Para facilitar esse processo, tente traçar perfis imaginários baseados na sua pesquisa e escreva para eles.

2. Crie uma página no Facebook

O Facebook é a rede social com maior força no Brasil e conta com mais de 90 milhões de usuários no país. Portanto, parece fazer bastante sentido que as marcas e serviços sejam divulgados nessa ferramenta.

Na hora de fazer um perfil, uma boa dica é optar por criar uma página (ou fanpage) para servir de divulgação dos serviços nutricionais. Algumas pessoas cometem a falha de atrelar essa divulgação aos seus perfis pessoais e acabam perdendo informações relevantes.

Criando uma página para o seu consultório você poderá analisar os dados que a plataforma oferece, como o alcance das publicações, engajamento dos posts, entre outros. É possível ainda investir na propagação do seu conteúdo de acordo com as características segmentadas do público que você deseja atingir.

3. Aposte também no Instagram e no YouTube

Muitas pessoas utilizam ainda outras redes para divulgar o seu negócio. O Instagram é uma boa alternativa, pois também conta com milhares de usuários que acessam o seu feed várias vezes por dia.

Nesse caso, como é uma rede mais voltada para o compartilhamento de imagens, vale a pena investir na qualidade das fotos para que sejam chamativas e ajudem a atrair novos seguidores. Se você quiser, também pode investir em posts patrocinados que apareçam para usuários que ainda não são seus seguidores.

Já o YouTube, que é especializado na divulgação de vídeos, costuma demandar um pouco mais de empenho para preparar, gravar e editar conteúdos. Contudo, há muitos profissionais que conseguiram grande sucesso nessa plataforma — que ainda tem a vantagem da possibilidade de monetização se o seu canal conseguir um bom público.

4. Selecione conteúdos informativos

O segredo de uma boa divulgação, que realmente atraia seguidores e clientes, é oferecer um conteúdo de qualidade. Criar um perfil para dar bom dia ou postar frases motivacionais pode ser muito simpático, mas nem sempre eficiente.

De fato, as pessoas querem consumir informações que sejam interessantes e significativas para o dia a dia delas. Por isso, é comum que os nutricionistas postem dicas e sugestões, mas explicando os fundamentos e as razões pelas quais acreditam naquilo.

Assim, elas perceberão o seu conhecimento sobre a área e ficarão ainda mais interessadas em procurar os seus serviços. Portanto, priorize a credibilidade das informações para transmitir segurança de que você entende sobre o assunto.

5. Estabeleça uma rotina de postagem

É extremamente importante que você faça isso para não acabar deixando suas redes sociais paradas e desatualizadas. E como a rotina é corrida, é melhor fazer uma programação determinando alguns temas e os dias que eles devem ser postados — ou seja, uma agenda.

Essa medida também facilita que as pessoas tenham mais ou menos uma noção da sua frequência de postagem. Ainda que alguns imprevistos possam ocorrer, seu público saberá que todas as quartas-feiras, por exemplo, você posta algum tipo de conteúdo.

Dessa maneira, você poderá fidelizar seus seguidores, que terão a certeza de encontrar informações frequentemente na sua página. Esse acompanhamento mais próximo e interativo tende a fazer com que eles se encantem ainda mais pelo profissional e fiquem mais motivados.

6. Evite alguns temas

Quase tudo pode ser falado na internet, mas existem alguns assuntos que não devem ser tratados. Até mesmo por questões éticas, é essencial tomar certos cuidados que possam acabar prejudicando a sua imagem no mercado e, consequentemente, o seu trabalho.

Nesse caso, alguns exemplos de coisas a serem evitadas são a exposição de preços, o ataque aos profissionais da concorrência, as fotos de pacientes, o oferecimento de garantia de resultados, etc. O Código de Ética do Nutricionista pode ser um bom parâmetro para você não perder o foco ou fazer colocações indevidas.

7. Deixe claro a importância das consultas 

É imprescindível que você deixe claro nos seus posts que as informações vinculadas na internet nunca substituem uma consulta com um profissional especializado — isso para qualquer que seja a área, especialmente quando falamos de saúde.

Somente ele poderá avaliar cada caso de maneira cuidadosa, pedindo exames e acompanhando cada paciente em busca de seus objetivos. Sobretudo na área da nutrição, é comum que as pessoas sigam recomendações e dietas sem ter a devida cautela com as necessidades do próprio organismo.

8. Procure ajuda para divulgar o consultório de nutrição

Por fim, se você achar que o desafio digital está aquém das suas capacidades ou disponibilidade de tempo, procure agências ou pessoas qualificadas para administrar suas redes sociais. Mas, lembre-se de dar as orientações gerais de acordo com os seus conhecimentos e objetivos.

Certamente, é melhor oferecer um conteúdo de qualidade do que perder muito tempo e não conseguir o resultado que deseja. Considere que o investimento será revertido ao longo do tempo com a divulgação do seu trabalho e a atração de novos clientes.

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