Como montar seu consultório de nutrição?
A dúvida de como montar seu consultório de nutrição é super comum! A grande dúvida é principalmente por onde começar? Nós mostramos o caminho!
Primeiramente defina qual o público que você deseja atender, de acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas, para atuar como profissional liberal o nutricionista deve procurar a área que tem maior capacidade técnica, desta forma você fideliza os seus clientes e se torna um profissional diferenciado no mercado.
Para montar seu consultório de nutrição é importante pensar onde ele será localizado, correto? Mas antes de alugar uma sala consulte profissionais como advogados, contador, administrador para te assessorar nos assuntos legais a fim de evitar aborrecimentos futuros.
Não tenho local para atender e pretendo realizar consultas em academia, como faço? Clique aqui e veja um post específico para essa área.
Onde eu posso alugar salas?
Procure no seu bairro ou local onde pretende atender, salas comerciais para locação. Verifique qual o melhor plano para você, aluguel mensal, semanal ou até mesmo por hora e dia.
Se você conhece algum médico ou outro profissional da área da saúde, converse sobre uma possível parceria e combine participação por indicação. Lembre-se de na conversa mostrar o porquê o atendimento nutricional é importante e a credibilidade que o acompanhamento multidisciplinar traz para os pacientes e clientes.
Quais equipamentos eu devo ter no meu consultório?
Os equipamentos podem variar de acordo com o tipo de atendimento que será realizado, mas alguns são básicos como:
- Balança;
- Estadiômetro;
- Adipômetro;
- Fita métrica
* Se você oferecer atendimento para bebês e crianças é necessário uma balança pediátrica e um infantômetro.
Outra ferramenta importante para que o seu atendimento é o Software de Nutrição, escolha um sistema atualizado e fácil de manusear. Os preços dos programas de nutrição variam muito, analise custo e benefício!
Dica: Pesquise preços na internet, os valores dos equipamentos podem variar de R$ 50,00 a R$ 2.300.
Quais impressos eu devo entregar para o meu paciente?
Clique aqui e saiba mais sobre como padronizar os seus materiais impressos, e o que pode e não pode ser feito através da internet.
Lembre-se: Entre em contato com o CRN de sua região ou com o CFN para informações técnicas exigidas na lei para montar seu consultório de nutrição.
Lembre-se: A decisão de montar seu consultório de nutrição pode vir antes ou depois de já ter uma carteira de pacientes que seja interessante. O importante é que você faça isso com segurança e que você analise todos os pontos positivos e negativos dessa nova etapa.
Boa sorte!!
Gostaria de estar testando o programa de atendimento nutricional em consultorio
Olá Fernanda, tudo bom?
Para se cadastrar no nosso sistema é muito simples, basta clicar no link abaixo e preencher com seus dados:
https://nutrisoft.com.br/software-de-nutricao/#modal
Qualquer dúvida estamos a disposição 🙂
Até mais!
Amo meu curso e termino ano que vem e já tenho ideias sobre meu consultório e já até sei onde será. Mas como espantar a insegurança de não ter pacientes e não conseguir me sustentar? Fico pensando se a área clínica é a melhor opção para iniciar. Alguma ajuda?
Olá Karoline, tudo bom?
A Nutrição possui diversas áreas diferentes, área clínica com atendimento em consultório de todas as faixas etárias, patologias e estilo de vida, área hospitalar com atendimento tanto nos leitos dos pacientes como no ambulatório, área esportiva, estética e cirurgia plástica. Você possui uma variedade grande para atuar tanto em consultório como hospital. Inicie na área que te traga satisfação no trabalho, pois assim você irá atingir a satisfação pessoal e consequentemente a satisfação financeira =)
Qualquer dúvida estamos à disposição!
Até mais 🙂
Estou terminando o meu curso neste ano, me disseram que para abrir um consultório teria que ter experiência na área e que só pós graduação não resolve, se o nutricionista não tiver alguns anos de experiência na área principalmente em hospital não seria indicado a abrir, pois, não conseguiria atender corretamente os pacientes.
Gostaria de saber se isso é verdade??? Porque arrumar um emprego principalmente em hospital não é tão fácil e rápido.
Olá Tatiana, tudo bom?
Após você se formar você está apta a atender pacientes, pois o curso de graduação de nutrição forneceu teoria e prática (estágios) para formar o profissional nutricionista.
Possuir pós graduação e experiência na área contribuem para um melhor atendimento devido a maiores conhecimentos que você irá adquirir.
Sempre estude e comece a atender, casos que você não estiver segura em realizar o atendimento indique para outros profissionais que você conhece ou seja sincera com o paciente, pedindo para que retorne outro dia para você avaliar melhor o caso e orientar melhor na próxima consulta =).
Atenciosamente
Equipe NutriSoft Brazil
Olá, sou formada há nove anos, porém há muito tempo não atuo na área.
Existe algum curso de reciclagem para eu conseguir atender pacientes com segurança?
Obrigada.
Olá Ligia, tudo bom?
Nós temos um post no blog que fala sobre várias instituições para fazer pós graduação, mas além desses cursos muitas delas também oferecem cursos de extensão.
Clique nesse link: https://nutrisoft.com.br/onde-fazer-pos-graduacao-em-nutricao/
Você pode navegar nos sites de cada instituição para ver qual o que te interessa mais =) Existem cursos presenciais e à distância.
Atenciosamente
Equipe NutriSoft Brazil
Sou nutricionista recem-formada e trabalhava numa prefeitura no NASF, mas estou desempregada e resolvi clinicar na minha começando na minha casa. Moro numa pequena cidade do RN onde tem uma academia. Que orientações vocês podem me dar, sou nutricionista clínica pós graduada.
Olá Deise, tudo bom?
Acredito que você pode utilizar sua ótima formação para conversar com o dono da academia próximo da sua casa e analisar se você poderia fazer algumas consultas durante uma semana com alguns pacientes mais “engajados” para receber o feedback deles.
Dessa forma, o feedback sendo positivo, com certeza será uma boa oportunidade para fechar uma parceria mais estruturada com todos os alunos da unidade.
Um abraço!