Como fazer um recordatório alimentar?

Uma das etapas mais importantes do atendimento nutricional! Aprenda como fazer um recordatório alimentar, observando todos os pontos citados por seu paciente.

 

O Recordatório Alimentar é uma ferramenta muito utilizada por nutricionistas para coleta de dados sobre a alimentação do paciente e avaliação do conteúdo calórico e de nutrientes.

 

  • Quais as vantagens?

É um questionário fácil e rápido de ser respondido, o paciente é entrevistado, desta forma ele não precisa saber ler e escrever, pode ser feito com crianças, adultos e idosos!

 

  • E as desvantagens?

Se o entrevistador não for treinado pode influenciar as respostas do paciente, o paciente pode não dizer a verdade sobre o que consumiu, por ser um questionário de um curto espaço de tempo (24 horas ou até 3 dias) pode não ser real com os hábitos do paciente, lembre-se que a consulta pode ser numa segunda depois de um feriado.

 

 

Mas como fazer um recordatório alimentar?

 

É muito simples!

Monte um documento padrão para você seguir. Com campos a serem preenchidos que você julgue necessário como: refeições, horários, quantidades, sentimentos.

 

Na hora das perguntas não se esqueça: pergunte as medidas caseiras, porções com as mãos, quantas frutas foram usadas para um suco, quanto de açúcar, adoçante, sal e óleo são utilizados nas refeições, pergunte também o consumo de água, qualidade dos alimentos se é integral ou desnatado, pão branco ou integral, descreva pratos regionais que você não conhece, entre outras perguntas que você observa em cada paciente.

 

  • E diário alimentar, qual a diferença?

 

O diário alimentar pode ser preenchido pelo paciente em casa, pode ser feito em caderno simples ou impresso fornecido pelo profissional, a grande desvantagem é que o paciente pode mentir e omitir sobre a alimentação e rotina, também pode esquecer de preencher dados importantes como as quantidades e qualidades dos alimentos.

 

Agora que você já aprendeu como fazer um recordatório alimentar, que tal você ter uma ferramenta fácil e prática para te ajudar?

 

Conheça nossa ferramenta de recordatórios alimentares do nosso Software de Nutrição!

 

como fazer um recordatório alimentar 4

 

Temos um diferencial que você vai adorar! Nosso sistema tem integração com aplicativos parceiros, você pode verificar todas as refeições de vários dias que o seu paciente incluiu no aplicativo, assim você tem um diário alimentar e recordatório alimentar facilmente na tela do seu computador, tablet ou celular!

 

como fazer um recordatório alimentar 3

 

E mais! Você conta ainda com vários gráficos que avaliam consumo de água, ingestão de calorias, ingestão de macronutrientes entre outros.

 como fazer um recordatório alimentar 2

 

Ótimo para que o seu atendimento seja rápido e excelente, não é? Cadastre-se aqui e conheça muito mais que o nosso sistema pode te oferecer!

 

Acesso exclusivo para nutricionistas

Melhore os resultados dos seus pacientes!

Quero Testar

 

Você também vai gostar

Comentários