atendimento humanizado

Atendimento humanizado: você sabe como implantá-lo em sua clínica?

Ouvir, compreender, aconselhar e respeitar as opiniões, queixas e necessidades dos pacientes. Essas são algumas das características do atendimento humanizado, um modelo de atenção ao paciente cada vez mais comum em consultórios, hospitais, laboratórios e diversos outros ambientes relacionados à saúde.

Pode-se dizer que atendimento humanizado significa a união entre o comportamento ético e o conhecimento técnico para ofertar cuidados dirigidos aos anseios do paciente.

Quando falamos de empresas do setor de saúde, esse tipo de atendimento torna-se cada vez mais importante, uma vez que, ao procurar um diagnóstico ou auxílio, geralmente, o paciente está em um momento delicado e sensível. Assim, a humanização estabelece um elo de confiança entre o especialista e quem está sendo atendido. E tal conexão também pode ser a base para a fidelização de pacientes.

A seguir, conheça benefícios do atendimento humanizado e formas de implantá-lo em sua clínica.

Benefícios do atendimento humanizado

1. Faz com que a sua clínica seja lembrada

Conversar com o paciente com atenção e cuidado é premissa básica para um atendimento eficiente e empático. Não há contraindicação para o atendimento próximo e humano, afinal, essa aproximação com as pessoas melhora a qualidade da atenção ao paciente.

Como consequência, a humanização torna a sua marca e o seu nome fáceis de serem lembrados, tendo-se em vista o bem-estar propiciado em cada atendimento. Isso aproxima e fideliza os pacientes, aumentando a interação e indicação, o que pode também fazer com que mais pessoas procurem a sua clínica.

2. Melhora o ambiente de trabalho

Além de ótimo para os pacientes, o atendimento humanizado é muito bom para os funcionários: quando os pacientes são tratados de forma humanizada, a tendência é que todos os colaboradores sejam tratados da mesma forma. Portanto, isso pode proporcionar um processo geral mais integrado e coeso para a sua clínica.

3. Torna os tratamentos mais eficientes

Os pacientes atendidos de forma humanizada desenvolvem uma relação de confiança com o profissional e levam as recomendações dadas por ele de maneira mais séria e regrada. Isso facilita o tratamento e torna tudo mais rápido.

4. Proporciona transparência

A premissa de abordagem do atendimento humanizado entende a necessidade de processos mais transparentes, éticos e profissionais. Assim, aproximar-se dos pacientes é benéfico para a sua marca e para o seu trabalho de maneira geral.

 

Como implementar o atendimento humanizado em uma clínica?

Como vimos, o diferencial da humanização no atendimento é a atenção dada ao paciente desde quando ele entra na clínica até o fim do tratamento.

Portanto, acompanhar o paciente em todo o processo é muito importante. E hoje em dia, fazer isso é cada vez mais fácil: a tecnologia propicia que o profissional de saúde mantenha contato direto com o seu paciente através de aplicativos e softwares de gerenciamento e também de diversas outras ferramentas on-line que podem ser muito úteis para gerar aproximação mesmo fora dos momentos de consulta.

Além disso, vale lembrar que é no momento em que o paciente está dentro do consultório que o atendimento humanizado se faz mais presente. Conversa olho no olho, gestos simpáticos, fala tranquila e atenção ao que o paciente tem a dizer são os princípios básicos de um atendimento mais humano. E todos esses cuidados podem começar a ser desenvolvidos, dia a dia, dentro da clínica, fomentando gradualmente uma nova cultura.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre atendimento humanizado, use as redes sociais para compartilhar este post com os seus amigos, de forma que eles também possam conhecer esse modelo de atenção ao paciente e aplicá-lo em seus locais de atuação!

 

Acesso exclusivo para nutricionistas

Melhore os resultados dos seus pacientes!

Quero Testar

 

Você também vai gostar

Comentários