Aprenda tudo sobre marketing digital para nutricionistas

Atualmente, a vitrine que mostra o trabalho de qualquer profissional para o mundo é a internet, e com os nutricionistas não é diferente. Utilizá-la com inteligência é a chave para captar clientes, desenvolver um relacionamento com o público, solidificar a reputação e, desta forma, conquistar sua fatia no mercado. Concorda? Mas para alcançar bons resultados e aproveitar as oportunidades que o momento oferece, é essencial saber como usar o marketing digital para nutricionistas.

Sabe como utilizar esta ferramenta? Conhece as melhores formas de promover o seu trabalho através de sites, blogs e redes sociais? Quer abrir sua clínica e precisa acelerar a captação de clientes? Este post contém todas essas respostas! Nele, vamos apresentar conceitos e técnicas fundamentais para você aprender tudo o que precisa sobre marketing digital e como utilizá-lo para fazer seu nome e sua clínica crescerem e aparecerem cada vez mais. Preparada?    

Entenda a importância do marketing digital para nutricionistas

Este é o princípio para quem quer fazer da internet uma plataforma de divulgação: entender sua importância. Não basta criar uma página nas redes sociais e publicar banners para vender o trabalho. Essa postura afasta, na verdade, afasta o seu público!

Especialistas em marketing digital e de conteúdo descobriram que as pessoas que navegam pela rede já aprenderam a ignorar muitas das propagandas que aparecem na tela. Elas simplesmente deslizam os olhos, não prestam atenção e não clicam.

A internet oferece espaço para todos publicarem o que desejam. Mas para que as pessoas se interessem, é preciso atraí-las com a estratégia apropriada. E então você pergunta: e qual estratégia é essa? A resposta é simples: o conteúdo que é oferecido.

Atenda os interesses do público

Para fazer isso, é preciso identificar os motivos que levam as pessoas a procurarem os serviços de um nutricionista e descobrir quem são elas.

Embora a “resposta certa” seja clientes que buscam uma alimentação mais saudável, sabemos que, na realidade, existem outros interesses por trás dessa busca, na maioria das vezes. Provavelmente, o nutricionista atende uma grande quantidade de:

  • pessoas que desejam emagrecer, seja por razões estéticas ou por orientação médica;

  • atletas que querem energia para treinar e acelerar o ganho de massa muscular;

  • clientes que querem ganhar contornos corporais (sim, tem gente que quer “engordar”!);

  • pacientes com condições clínicas específicas e que necessitam adequar a dieta (diabéticos, hipertensos, pessoas com disfunção renal, etc.).

Como você acabou de ler, sabemos que há outras razões para procurar um nutricionista. Então, descobrindo quais são as necessidades do seu público, é preciso produzir um conteúdo que responda às questões ou insatisfações que ele tem em mente.

Uma ótima dica é focar em textos, vídeos e infográficos que você pode elaborar sobre temas interessantes destinados a este público. As pessoas que buscam por essas respostas, com certeza, chegarão ao seu site ou rede social, o que já é um grande passo para conquistá-las.

E, por falar em site, é importante definir o melhor canal para “fisgar” o seu público. Para quem quer credibilidade e captação de clientes, um blog é a melhor alternativa, por exemplo.

Aposte em um blog

Antes mesmo de pensar na divulgação em redes sociais, a principal forma de atrair e fidelizar seu público é tendo um blog. Na maioria das vezes, as pessoas não iniciam uma busca em mecanismos de pesquisa procurando nutricionistas específicos. Na maioria das vezes, elas trazem questões para as quais querem respostas.

Nesse caso, um blog traz as respostas para as indagações que a pessoa procura e transmite credibilidade. Mas, para isso, é necessário caprichar nos posts! A leitura deve ser agradável, com fontes confiáveis, ilustrações de qualidade, sempre que possível, tudo isso em um design atrativo. Explique também o que é mais complicado ou detalhado através de infográficos, use vídeos para divulgar receitas, e por aí vai.

O seu blog pode ser um espaço em que o público sente que encontrou a resposta das suas dúvidas e necessidades. Nele, as pessoas podem encontrar conhecimento um pouco mais teórico sobre um assunto, dicas, receitas, novidades e tendências em primeira mão, resenhas sobre produtos, etc.

Com uma dose de criatividade e boa vontade, o seu blog pode te ajudar a se tornar uma referência na área da nutrição!

Divulgue nas redes sociais

Com um conteúdo interessante já elaborado, você já pode divulgá-lo através das redes sociais. O ideal é que a presença digital não seja focada em um único canal, e as opções mais interessantes são aquelas em que seus clientes estão engajados. Por isso, uma pesquisa é muito útil.

Atualmente, grande parte das pessoas está no Facebook, Instagram e Twitter. O Snapchat também pode ser uma alternativa viável, dependendo da adesão da sua clientela. E aí é só divulgar: estabeleça dias específicos para postar e faça seu público aguardar ansiosamente pelo seu texto. Divulgue cada post novo do blog nessas redes.

Outra iniciativa interessante é criar hashtags e incluí-las ao compartilhar seus posts. Pode ser algo permanente, relacionado a dicas, receitas, etc. Também é possível criar campanhas em épocas específicas: antes do verão, ou no início do ano. Basta pensar em algo criativo e usar as redes para divulgar.

Estimule também os clientes mais conectados a postarem seus pratos com essas hashtags específicas e promova algum tipo de incentivo. Desta forma, seu nome ficará cada vez mais em evidência. Com o conteúdo e a linguagem corretas, suas postagens serão compartilhadas, ampliando o alcance do seu trabalho!

Promova engajamento

O sonho de quem divulga seu trabalho nas redes sociais é ver o engajamento do público com o conteúdo. Isso acontece quando as pessoas comentam os posts, compartilham e curtem as publicações. Mas como isso pode trazer vantagens?

Em primeiro lugar, gera publicidade. Desta forma, seu trabalho se torna conhecido também por pessoas que não fazem parte de seu círculo mais próximo: são amigos dos amigos dos amigos.

Os outros resultados deste engajamento são a solidificação de sua reputação. Com a publicidade correta, seu nome pode se tornar referência. Se os seus posts trouxerem informações novas e interessantes, eles podem começar a ser linkados por outros sites, e o retorno disso é espetacular.

E não para por aí! Esse engajamento e procura faz com que, nos algoritmos dos mecanismos de busca, seu site ou blog tenha um posicionamento melhor. E o que isso quer dizer, exatamente? Significa que, quando as pessoas fizerem busca por uma pergunta ou frase que está presente no seu blog, ele será listado entre as primeiras opções de resposta. Ou seja, as chances de as pessoas clicarem nele são muito maiores.

Como você pode perceber, isso cria um ciclo virtuoso. Você produz conteúdo, divulga, as pessoas gostam, curtem, comentam. O Google mostra seu site nas primeiras posições, mais pessoas visitam o blog, curtem, comentam… Dessa forma, seu blog se torna cada vez mais visível, assim como o seu trabalho!

Entendeu como o marketing digital para nutricionistas pode promover o seu trabalho e garantir a cartela de clientes que você sempre sonhou? Quer conhecer outras formas de alavancar sua carreira? Então não perca tempo! Siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro de dicas e novidades imperdíveis que vão fazê-lo alcançar o sucesso muito mais rápido! Nos encontramos por lá!

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