7 práticas para uma boa gestão de clientes de nutrição

Administrar qualquer negócio, em dias com tanta concorrência como os de hoje, pode ser uma tarefa extremamente complexa, especialmente quando pensamos em empreendimentos da área da saúde.

Esse é um mercado extremamente exigente e complexo, o que torna fundamental o conhecimento adequado das melhores práticas para uma boa gestão de clientes de nutrição.

O ramo está em crescimento e quem souber oferecer o melhor atendimento e conseguir um relacionamento positivo com o seu público pode ter excelentes resultados.

O melhor dessa história é que, com algumas atitudes simples, é possível imprimir uma tremenda diferença.

Quer descobrir como fazer isso? Então confira atentamente as 7 boas práticas que indicaremos a seguir:

1. Organize a sua clínica de nutrição

O primeiro passo para uma boa gestão de clientes de nutrição é apostar na organização da própria clínica, afinal, um local bagunçado certamente não contribuirá para que você tenha facilidade em administrar o seu público com maestria.

E vale lembrar que essa atitude deve englobar tanto o ambiente em si quanto os processos e os funcionários. Em sua equipe, reforce a obrigação de que tudo deve ser feito com planejamento e sem afobação.

Se necessário, invista em treinamentos e cursos para que os funcionários se aprimorem em suas funções. Encare isso como um investimento, e não um gasto, pois o retorno chega rapidamente. Reuniões periódicas também são uma boa ação.

Para o local em si, não se esqueça de ter arquivos, pastas e gavetas em número adequado, pois, assim, você poderá separar as documentações e as papeladas dos pacientes e consiguirá encontrá-las facilmente durante uma consulta ou outra eventual necessidade.

2. Saiba controlar a sua agenda

Ainda na seara das práticas que você precisa incutir na clínica e na própria equipe, está o controle preciso da agenda.

Muitos profissionais da área de saúde e dos mais variados segmentos caem na tentação de encher os seus horários de consultas, e isso é péssimo para quem anseia por uma boa gestão de clientes de nutrição.

Coordene adequadamente a visita dos seus pacientes e estabeleça alguns “buracos” no seu dia para encaixes ou eventuais atrasos.

Essa é uma maneira de valorizar o atendimento e não correr o risco de ter que apressar o seu trabalho, o que aumentaria a chance de perder não apenas a qualidade do serviço, mas também a credibilidade com o seu público.

3. Foque na pontualidade do atendimento

Pouco adianta investir em uma agenda perfeitamente organizada se você chega atrasado aos compromissos.

Por essa razão, investir em pontualidade no atendimento é uma atitude fundamental para o sucesso em um consultório de qualquer segmento da área da saúde, inclusive quando o assunto é nutrição.

Ninguém gosta de aguardar mais do que o previsto para ser atendido, e se os clientes virem que você perdeu o horário sem nenhuma excelente razão, a confiabilidade nos seus serviços tende a diminuir bastante.

Em caso de contratempos, as pessoas devem ser informadas, se possível, até com o fornecimento de uma previsão de chegada.

4. Estabeleça diversos canais de comunicação

Ampliar ao máximo os seus canais de comunicação é uma das mais eficazes práticas para uma boa gestão de clientes de nutrição.

O lado bom dessa história é que a modernidade pode ser uma forte aliada para que você faça isso de um jeito eficaz e sem demandar o investimento de grandes recursos.

O telefone fixo da clínica, por exemplo, é apenas o básico. É interessante também que você possua um celular profissional, cujo número deve ser exclusivo para os pacientes.

Disponibilizar um endereço de e-mail também é uma excelente alternativa — lembrando que a caixa de entrada deve ser verificada em bases diárias.

Para os mais antenados, apostar nos aplicativos de conversa pode ser uma opção interessante. Instrua um funcionário com bom-senso para ficar responsável pelos contatos no programa e utilize-o para oferecer promoções, passar informações e dar mais uma escolha para o seu público.

5. Invista em um ambiente aconchegante

Até mesmo contar com um ambiente aconchegante na clínica pode ajudar a conseguir uma boa gestão de clientes de nutrição.

Um local limpo, adequadamente iluminado, com uma ventilação eficiente e algumas opções de distração já torna a espera por uma consulta muito mais amena e confortável.

O foco, então, deve ser na sala de espera. Oferecer água fresca e investir em um bom ar condicionado são atitudes fundamentais.

Além disso, televisão, jornais e revistas podem ajudar a passar o tempo mais facilmente. Outro item que também é muito valorizado atualmente são as máquinas de café.

6. Monitore atentamente o seu estoque

Ficar sem alguns itens no estoque pode minar as suas chances de uma boa gestão de clientes de nutrição.

Imagine, por exemplo, se perceber sem canetas para anotar os dados das pessoas ou mesmo sem tinta na impressora para entregar um plano de dieta alimentar?

O ideal, portanto, é fazer um planejamento desses produtos e jamais deixá-los acabar.

Você tem uma boa ideia do quanto gasta de papel por mês? Sabe quantos cartuchos de impressão acabam? Até mesmo os sachês ou o pó do cafezinho que você serve para os seus pacientes na sala de espera devem entrar na conta.

Faça esse controle e evite uma surpresa desagradável na hora do atendimento.

7. Utilize um sistema de gestão

Por fim, fazer uso de um bom sistema de gestão pode ser imprescindível para o sucesso de um consultório de nutrição.

Esse tipo de programa permite muito mais praticidade e precisão nos atendimentos, fazendo com que o seu negócio seja mais profissional e passe mais credibilidade para o público em geral.

É possível inserir os horários das consultas e as informações dos pacientes e se aproveitar das diversas funcionalidades, como: preencher a ficha cadastral, fazer anotações da prescrição e da análise da dieta, checar a avaliação clínica e nutricional, entre outros recursos importantes.

Dessa forma, você melhora a experiência do cliente e diminui bastante as chances de erros e retrabalho.

Essas são algumas das melhores práticas para uma boa gestão de clientes de nutrição!

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