5 dicas infalíveis para você fazer a gestão de uma clínica

Entender sobre a gestão de clínica é um aspecto primordial para obter sucesso em um empreendimento — afinal, uma gestão eficiente garante processos mais organizados e otimizados, gerando resultados extremamente positivos para a empresa.

Por isso, tal tema é tão recorrente no mundo dos negócios e deve ser dominado por empreendedores, sobretudo os iniciantes, que precisam não só compreender o significado da palavra como também saber como colocar em prática de forma adequada um gerenciamento efetivo.

Com o intuito de solucionar os impasses sobre o tema, elaboramos um conteúdo especial ensinando como fazer uma gestão de clínica impecável. Acompanhe na íntegra as dicas abaixo:

 

1. Organize a agenda

A organização é o primeiro passo para conseguir administrar corretamente uma clínica. Então, para obter êxito nessa tarefa, o nutricionista precisa criar um cronograma detalhado das atividades diárias, incluindo datas e horários.

O recomendado é preencher a agenda com intervalos expressivos entre cada paciente, de forma que seja possível prestar um atendimento humanizado, atencioso e de qualidade, restando ainda um momento para administrar o negócio.

Além do mais, tal atitude mostra para o paciente a preocupação do profissional em realizar consultas minuciosas, que prezam pelo bem-estar.

2. Controle o fluxo de caixa

A questão financeira merece atenção redobrada, pois qualquer descuido pode acarretar um prejuízo sem precedentes. Portanto, o nutricionista que visa empreender deve ter em mente que o fluxo de caixa precisa de um controle rígido.

É preciso anotar todas as despesas, incluindo gastos com a estrutura, funcionários e outros aspectos vitais para o funcionamento do negócio, além de registrar os pagamentos dos clientes. Somente assim será possível identificar qual é a rentabilidade do negócio.

3. Separe a conta da pessoa física da jurídica

Pode parecer uma dica óbvia, contudo ela passa despercebida por alguns empreendedores, gerando grandes desastres — levando a clínica até mesmo à falência. Claro que é fácil associar a pessoa física às verbas relacionadas à empresa. Entretanto, separar de fato tais contas é mais complicado do que aparenta, sendo necessário cuidado e atenção extras.

Não é preciso somente distinguir as contas, como também é fundamental ter um rigoroso controle do capital de giro, que é o recurso responsável por promover a continuidade das operações e serviços prestados pela clínica.

4. Contrate uma equipe especializada

Uma gestão eficaz também está relacionada ao gerenciamento da equipe, já que os colaboradores são essenciais para o desenvolvimento da clínica. Portanto, a contratação de profissionais especializados não é um diferencial, mas praticamente uma exigência para quem atua na área e busca a excelência como meta.

Nesse contexto, o ideal é investir em empresas exclusivas, que fornecem serviços de consultoria e assessoria, que serão responsáveis por tarefas mais burocráticas, como as contábeis.

5. Aposte na tecnologia

Fato é que as empresas que não investem na tecnologia estão cada vez mais obsoletas, uma vez que os recursos tecnológicos são capazes de otimizar o tempo e os processos internos, contribuindo significativamente com o trabalho relativo à gestão empresarial.

Esse cenário não é diferente nas clínicas, que podem encontrar na tecnologia uma forte aliada, capaz não só de aperfeiçoar os procedimentos, como também facilitar os registros médicos e auxiliar a vida financeira do consultório. Tais ações tornam a gestão mais prática e fácil, uma vez que os aparatos, nesse contexto, contribuem para o aumento da produtividade e geram vantagens expressivas.

Uma gestão de clínica eficaz, com certeza, exige habilidades especiais dos profissionais responsáveis pela administração da empresa, que podem conquistar as aptidões necessárias por meio de estudo, prática e dedicação.

Gostou do conteúdo e quer receber mais dicas sobre como fazer uma boa gestão de clínica? Basta assinar a nossa newsletter.

Você também vai gostar

Comentários