fidelizar pacientes

5 dicas imbatíveis para fidelizar pacientes

Atrair novos clientes para uma clínica de nutrição é uma tarefa que exige tempo, dedicação e investimentos, por isso é preciso dar atenção especial a detalhes que ajudarão no processo de fidelizar pacientes.

A construção de uma carteira de clientes fiéis garantirá um fluxo de caixa suficiente para impulsionar o crescimento da sua clínica, além, é claro, de trazer mais tranquilidade financeira para seus planos pessoais e atualização profissional.

No artigo de hoje, apresentaremos cinco dicas essenciais para que a fidelização de pacientes vire rotina na sua clínica de nutrição. Confira!

 

 

1. Aprimore seu atendimento pessoal

Causar uma boa impressão já na primeira consulta é primordial para o nutricionista que visa fidelizar pacientes. No primeiro contato é interessante demonstrar simpatia e procurar se valer de uma técnica de comunicação conhecida como “S.C.O.T.” (segurança, clareza, objetividade e transparência).

O nutricionista que é claro e transparente nas explicações não deixa os pacientes com dúvidas sobre tratamentos, dietas, alimentação, exames, etc. Ele possui naturalmente uma argumentação mais objetiva, sem rodeios, e dessa forma consegue transmitir mais segurança ao paciente que recebe suas orientações.

E sabemos que um paciente seguro tende a seguir o tratamento de forma correta, e isso consequentemente trará resultados positivos e gerará satisfação e fidelização aos serviços de sua clínica.

2. Organize a gestão de sua clínica

A maior vantagem de manter uma clínica bem organizada é a economia de tempo. Nesse ponto, a tecnologia é uma grande aliada do nutricionista, haja vista que ao trabalhar com prontuários eletrônicos e softwares de nutrição os processos são otimizados, fazendo sobrar mais tempo para atenção ao paciente.

Outra boa vantagem da tecnologia aliada ao atendimento é que as consultas tornam-se mais rápidas, sem deixar de serem eficientes. Assim, com mais atendimentos realizados diariamente, mais ganhos a clínica obterá.

3. Proporcione comodidade e conforto para fidelizar pacientes

A opinião de um paciente sobre uma determinada clínica começa a se formar assim que ele adentra o ambiente, portanto, dar à sua sala de espera uma atmosfera agradável e aconchegante é o melhor cartão de visitas que se pode oferecer.

Detalhes como dispor de jornais e revistas atualizados, ter uma TV com programação adequada, disponibilizar Wi-Fi e oferecer água e café serão diferenciais importantes para que os pacientes se sintam mais à vontade e não percebam o tempo de espera.

4. Amplie suas formas de contato

Com o avanço da internet, as formas de comunicação saíram das tradicionais cartas e telefonemas e passaram a ser realizadas também na modalidade digital. O uso de e-mails e redes sociais deixou de ser um simples complemento de canais de comunicação e passou a ser essencial para as clínicas que desejam manter um relacionamento próximo dos pacientes.

Faz-se relevante lembrar que as redes sociais e o e-mail, além de servirem como formas de contato, também são ótimas ferramentas de marketing digital, e isso sem demandar grandes custos de operação, bastando um computador para gerenciar a comunicação nutricionista/paciente.

5. Nunca abandone o paciente

A consulta é apenas o primeiro passo para fidelizar pacientes; realizar um bom pós-atendimento é tão importante quanto a primeira consulta.

É na pós-consulta que o paciente decidirá se continuará a procurar por seus serviços ou vai procurar outra clínica. Por isso, reforce com o paciente os seus canais de atendimento. Caso ele tenha dúvidas fora do consultório, mostre-se interessado em acompanhá-lo até o final do tratamento.

Também é uma boa estratégia o ato de recordar datas festivas importantes para o paciente, como Natal e aniversário. Enviando uma mensagem com desejos de felicidade você deixará sua marca viva na memória dos clientes.

Fidelizar pacientes é resultado de um atendimento prestado com excelência. Para alcançar sucesso nessa missão, não tenha medo de mudar métodos já habituais da sua clínica. Invista em inovações e novas práticas que farão o seu negócio crescer.

Gostou das dicas? Quais são suas ideias para fidelizar pacientes? Conte-nos deixando o seu comentário!

 

 

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